Determinação de um modelo cinético para simulação das reações em um reator com o uso da fluido dinâmica computacional / Determination of a kinetic model for simulation of reactions in a reactor with the use of fluido dynamics

Kelly Leiko Umeki, Flávia Aparecida Reitz Cardoso, Eudes José Arantes

Abstract


A proposta deste trabalho foi obter uma expressão cinética em um reator anaeróbio em escala piloto para avaliar a constante de velocidade de degradação do acetato e então simular este processo com o auxílio da ferramenta de fluidodinâmica computacional COMSOL Reaction Engineering Lab para ser reproduzido em escala. Para tanto, foram realizadas análises laboratoriais de ácidos voláteis, além de alcalinidade e DQO, parâmetros avaliados para se verificar o comportamento ao longo do reator. O modelo cinético de primeira ordem foi o escolhido devido à facilidade de obtenção da constante de velocidade.


Keywords


Modelo cinético. Constante de velocidade. Reator UASB. CFD.

References


APHA/AWWA/WEF. EATON, A. D (2005).; et al. Standard methods for the examination of water and wastewater. 21. ed. Washington: American Public Health Association. 1082 p.

ZAIAT, M. Notas de aula no programa de pós-graduação em hidráulica e saneamento. Curso promovido pela EESC/USP. São Carlos, 2001. Digitalizado.

CARVALHO, K. Q. Resposta dinâmica de reator UASB em escala piloto submetido a cargas orgânicas e hidráulicas cíclicas: modelos matemáticos e resultados experimentais. 2006. 193 f. Tese (Doutorado) - EESC/USP, Universidade de São Paulo, São Carlos.

PICANÇO, A. P. Influência da recirculação de percolado em sistemas de batelada de uma fase e híbrido na digestão da fração orgânica de resíduos sólidos urbanos. 2004. 151 f. Tese (Doutorado). Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos.

SILVEIRA, B. I. Cinética química das reações homogêneas. Rio de Janeiro: Editora Edgard Blücher Ltda. 1996, p. 95-99.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv5n9-085

Refbacks

  • There are currently no refbacks.