Avaliação da experiência dos alunos submetidos a diferentes práticas pedagógicas nas aulas de Interação Humano-Computador / Evaluation of the experience of students submitted to different pedagogical practices in Human-Computer Interaction classes

Authors

  • João Batista da Silva Júnior
  • Artur Henrique Kronbauer
  • Jorge Alberto Prado de Campos

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n6-569

Keywords:

UX, Experiência de Usuário, Experiências Hedônicas, Educação, Satisfação, Ferramenta para UX, Metodologias Ativas, UXSense.

Abstract

Este artigo apresenta uma plataforma denominada UXSense, que tem como objetivo mensurar a experiência dos alunos com as práticas pedagógicas aplicadas em sala de aula. A plataforma UXSense disponibiliza diferentes técnicas de autorrelato para a coleta da experiência dos usuários. Esta plataforma disponibiliza ainda um aplicativo para smartphones e uma base de dados em nuvem, possibilitando a captura, armazenamento e análise dos dados de forma fácil e intuitiva. No presente trabalho a plataforma UXSense foi utilizada para medir a experiência dos alunos com relação as metodologias ativas aplicadas em três turmas da disciplina de Interação Humano-Computador dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação. As informações obtidas com o experimento piloto possibilitaram evidenciar os sentimentos hedônicos despertados nos discentes com a utilização dos diferentes tipos de metodologias ativas, possibilitando ao professor identificar as práticas pedagógicas que mais atraem a participação dos alunos.

 

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Published

2021-06-24

How to Cite

da Silva Júnior, J. B., Kronbauer, A. H., & de Campos, J. A. P. (2021). Avaliação da experiência dos alunos submetidos a diferentes práticas pedagógicas nas aulas de Interação Humano-Computador / Evaluation of the experience of students submitted to different pedagogical practices in Human-Computer Interaction classes. Brazilian Journal of Development, 7(6), 62515–62536. https://doi.org/10.34117/bjdv7n6-569

Issue

Section

Original Papers