Levantamento de requisitos no desenvolvimento de jogos / Requirements gathering in game development

Authors

  • Airon Wellington Lima dos Santos
  • Fábio de Jesus Lima Gomes

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n9-100

Keywords:

Desenvolvimento, jogos, digitais, engenharia, requisitos, software.

Abstract

O desenvolvimento de jogos digitais exige o envolvimento de diversas áreas: música, gráficos, programação, enredo, artes e muitos outros.  Ao analisar o processo de criação de jogos pode-se constatar a aplicação de várias práticas de Engenharia de Software (ES), incluindo métodos da engenharia de requisitos (ER). O objetivo desse artigo é mostrar boas práticas da ER no processo de criação de jogos.

 

 

References

CALLELE, D.; NEUFELD, E.; SCHNEIDER, K. (2005) Requirements Engineering and the Creative Process in the Video Game Industry. In: 13th IEEE International Conference on Requirements Engineering, Washington, DC, USA. Proceedings: IEEE Computer Society, 2005. Disponível em: <http://ieeexplore.ieee.org/stamp/stamp.jsp?arnumber=1531045>. Acesso em: 30 ago 2016.

KANODE, C. M.; HADDAD, H. M. (2009) Software Engineering Challenges in Game Development. In: 6th IEEE International Conference on Information Technology: New Generations, Las Vegas, USA. Proceedings: IEEE Computer Society, 2009. Disponível em: <http://ieeexplore.ieee.org/stamp/stamp.jsp?arnumber=5070627>. Acesso em: 30 ago 2016.

PRESSMAN, R.S.; MAXIM, B. R. (2016) Engenharia de Software: Uma abordagem Profissional. 6ª. Edição. Editora McGraw Hill - Bookman.

SOMMERVILLE, I. (2011) Engenharia de software. 9ª edição. Editora Pearson.

Published

2019-09-16

How to Cite

Santos, A. W. L. dos, & Gomes, F. de J. L. (2019). Levantamento de requisitos no desenvolvimento de jogos / Requirements gathering in game development. Brazilian Journal of Development, 5(9), 15106–15111. https://doi.org/10.34117/bjdv5n9-100

Issue

Section

Original Papers