Semelhanças e divergências comportamentais de consumo das gerações Y e Z diante da responsabilidade socioambiental empresarial / Similarities and differences in the consumption behavior of generation Y and Z in the face of corporate social and environmental responsibility

Authors

  • Emerson de Souza Santos Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Rafael de Almeida Martarello
  • Rita de Cássia Arruda Fajardo

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n7-205

Keywords:

Comportamento do consumidor, Geração Y, Geração Z, Responsabilidade Socioambiental Empresarial.

Abstract

Partindo da necessidade de mitigação de problemas sociais e ambientais, a Responsabilidade Socioambiental Empresarial (RSE) pode ser compreendida como o atuar organizacional cujo objetivo consiste em contribuir com o progresso de ações éticas e/ou transparentes em favor da gestão ambiental e do desenvolvimento social. Diante do cenário empresarial de crescente demanda dos consumidores por atitudes sociais e produção sustentável, as empresas têm orientado uma parcela dos seus recursos para estas ações. Esta pesquisa objetivou identificar se as práticas socioambientais de consumo das Gerações Y e Z, diante da RSE, diferem entre si. Para isso, foram empreendidas as pesquisas bibliográfica e documental, além de uma survey aplicada aos estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), campus São Carlos. Para interpretação dos dados, foi realizado um teste estatístico bivariado. Após isto, foi aplicado o Teste de Levene para homogeneidade de variância e Teste T para igualdade de médias para amostras independentes. Os resultados mostram que ambas as gerações apresentam ações de conscientização socioambiental e demandam por condutas sociais e ambientais éticas, transparentes e responsáveis por parte das empresas. Além disso, quase na totalidade dos construtos, as gerações não apresentam diferenças significativas em suas condutas comportamentais, crenças e preocupações. As diferenças que se apresentaram nos construtos, colocam a Geração Y em um grau de consciência em RSE maior do que a Geração Z. Desta maneira, pode-se inferir que dada a importância da implementação dos elementos de RSE e as características de consumo das gerações estudadas, as práticas gerenciais podem desenvolver estratégias e ações de RSE similares para estes grupos.

References

DIAS, Reinaldo. Gestão Ambiental - Responsabilidade Social e Sustentabilidade. 2 Ed. São Paulo: Editora Atlas S.A, 2011. p. 159-160.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2010.

GOLLO, S. S.; SILVA, A. F.; ROSA, K. C. ; BOTTONI, J. Comportamento de compra e consumo de produtos de moda da geração Z. Brazilian Journal of Development, v. 5, p. 14498-14515, 2019.

HAIR JR, J. F.; CELSI, M. W.; ORTINAU, D. J.; BUSH, R. P. Fundamentos de Pesquisa de Marketing. São Paulo: AMGH Editora, 2014.

INDALÉCIO, A. B. Entre imigrantes e nativos digitais: a percepção docente sobre as novas tecnologias da informação e comunicação (NTIC) e o ensino da educação física. 2015. 206 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, 2015.

KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. 14. Ed. São Paulo: Person Education do Brasil, 2012.

LAZER, W. Marketing Changing Social Relationships. Journal of Marketing, 33 (1): 3-9, Winter 1969.

MATIAS-PEREIRA, J. Manual de Metodologia da Pesquisa Científica. 3. ed.

São Paulo: Editora Atlas, 2012.

MCCRINDLE, M.; WOLFINGER, E. The ABC of XYZ: understanding the global

generations. Sydney: University of New South Wales Press Ltd., 2014.

Disponível em:

https://www.academia.edu/35646276/The_ABC_of_XYZ_Mark_McCrindle_PD

F.pdf. Acesso em: 28 nov. 2019.

SANTOS; E. S. Responsabilidade Socioambiental Empresarial como Moderadora no Comportamento de Consumo Da Geração Z. 2019. Monografia (Tecnólogo em Process

Published

2021-07-08

How to Cite

Santos, E. de S., Martarello, R. de A., & Fajardo, R. de C. A. (2021). Semelhanças e divergências comportamentais de consumo das gerações Y e Z diante da responsabilidade socioambiental empresarial / Similarities and differences in the consumption behavior of generation Y and Z in the face of corporate social and environmental responsibility. Brazilian Journal of Development, 7(7), 69122–69134. https://doi.org/10.34117/bjdv7n7-205

Issue

Section

Original Papers