Análise do interesse dos alunos e egressos do curso de ciências contábeis de uma instituição de ensino superior- IES acerca do mercado de trabalho atuarial / Analysis of the interests of students and grades of the course of accounting sciences of a higher education institution - IES about the market for actual work

Authors

  • Cristina Laís dos Santos Pinheiro
  • Sergio Sousa de Jesus
  • Jamille Carla Oliveira Araújo

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n9-136

Keywords:

Ciência Atuarial, Contabilidade Atuarial, Mercado Atuarial, Egressos

Abstract

O presente estudo tem como objetivo Conhecer o Interesse dos Alunos e Egressos do Curso de Ciências Contábeis de uma Instituição de Ensino Superior- IES em atuar no Mercado Atuarial. Para isso, ressalta-se como questão-problema dessa pesquisa: Os alunos e Egressos do Curso de Ciências Contábeis têm interesse em Atuar no Mercado Atuarial? Para alcançar os resultados foi aplicado questionários aos alunos do sétimo semestre e egressos desta IES para a coleta de dados. A amostra é composta por respostas de 39 alunos e egressos. A pesquisa classifica-se como descritiva e a abordagem é quantitativa. Verificou-se que o conhecimento sobre a Contabilidade Atuarial de 48,7% dos respondentes é médio e 51,3% declararam ter conhecimento baixo. O grau de interesse e satisfação pela disciplina Contabilidade Atuarial é alto para 71,3% e médio para 21,0% dos respondentes. Verificou-se ainda, que 71,8% dos alunos e egressos não têm interesse em realizar especialização na área atuarial, apesar do mercado atuarial estar expandindo e a profissão de atuário ser promissora tanto no Brasil, como em outros países.

 

References

AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR, Dados Gerais. Disponível em: <http://www.ans.gov.br/perfil-do-setor/dados-gerais>. Acessado em 24.07.2017.

BRASIL, Ministério da Educação. Universidade Federal Rural da Amazônia(UFRA). Projeto Pedagógico do Curso de Ciências Contábeis [relatório na internet]. Capanema; 2012. 86 p.[acesso em 17 jul 2017]. Disponível em: http://www.capanema.ufra.edu.br/attachments/article/11/PPC%20CONT%C3%81BEIS%202014%20APROVADO.pdf.

BRASIL, Ministério da Educação. Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). Projeto pedagógico do Curso de Ciências Contábeis. Capanema, 2012. 86 p.

BRASIL, Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. Instituto Nacional de Geografia e Estatística – IBGE. Estatísticas do Registro Civil. Rio de Janeiro, 2015. 60 p.

Brasil, Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CES 10, de 16 de dezembro de 2004: Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Ciências Contábeis, bacharelado, e dá outras providências. Brasília, 2004.

BLOG DO ENEM. Ciências Atuariais: curso, profissão e mercado de trabalho. Disponível em: https://blogdoenem.com.br/ciencias-atuariais-curso-profissao-mercado-de-trabalho/. Acessado em 18. jul. 2017.

CÉSAR, S.A.M.; MYRRHA, L.J.D. A Formação do Atuário e seu Perfil no Mercado de Trabalho Brasileiro. Caderno de Estudos Interdisciplinares v.1, n.1. 2014. p. 15.

CHAVES, N. A. Origens da Ciência Atuarial e as Principais Áreas de Atuação do Atuário no Brasil: Uma Abordagem Introdutória. Fortaleza, 2010. Monografia (Graduação em Ciências Atuariais). Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária, Contabilidade e Secretariado Executivo. Fortaleza-CE, 2010. 84p.

COSTA M.; AQUINO Ducineli. R. B. Análise do Conhecimento das Ciências Atuariais: Uma Pesquisa Empírica nos Cursos de Ciências Contábeis das Instituições de Ensino Superior nas Capitais do Nordeste Brasileiro. 2005. P. 16

CUNRADI, L.; DUTRA, M.H. Conhecimentos técnicos em Atuária para Contadores: A perspectiva dos agentes gestores do mercado de trabalho das EFPC’s de Santa Catarina. 2015. 13p.

GARCIA, Regis. Noções de Atuária. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2014. 184p.

GOOGLE.Questionário aplicado ao ano de 2017. online.site:< https://docs.google.com/forms/d/1eJWc1hnExEC7-fZlPtYoFG-FmzIffR-kA5IhH6dal30/edit>

INSTITUTO BRASILEIRO DE ATUÁRIA. As Ciências Atuariais: Origem, Evolução e Conceito de Atuária. Disponível em: http://www.atuarios.org.br/as-ciencias-atuariais. Acesso em: 18 de jul. 2017.

Published

2019-09-19

How to Cite

Pinheiro, C. L. dos S., Jesus, S. S. de, & Araújo, J. C. O. (2019). Análise do interesse dos alunos e egressos do curso de ciências contábeis de uma instituição de ensino superior- IES acerca do mercado de trabalho atuarial / Analysis of the interests of students and grades of the course of accounting sciences of a higher education institution - IES about the market for actual work. Brazilian Journal of Development, 5(9), 15572–15598. https://doi.org/10.34117/bjdv5n9-136

Issue

Section

Original Papers