SCALER - software para dimensionamento de redes de distribuição de água / SCALER - software for sizing water distribution networks

Authors

  • João Paulo de Carvalho Ignácio Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Marcus Vinícius do Nascimento
  • Pedro Henrique G. de Oliveira
  • Ronald Platz
  • Henrique da Silva Pizzo

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n7-387

Keywords:

Sistemas de distribuição de água. Redes ramificadas. Cálculo de vazão. Modelos computacionais

Abstract

A tecnologia está simplificando os processos em diversas áreas e os benefícios gerados por essas novas tecnologias são inúmeros, estendendo-se a todos os setores da sociedade como educação, produção, saúde e até mesmo na infraestrutura das cidades, que usufruem dos avanços tecnológicos para aumentar sua eficiência e reduzir o custo e o tempo de implantação e manutenção dos serviços. As redes de distribuição de água das cidades são parte importante de sua estrutura básica de serviço, e, para otimizar os cálculos de dimensionamento, foi criada uma ferramenta computacional para projetar, de forma precisa, rápida e com resultados confiáveis, as redes ramificadas de distribuição de água. Este artigo tem por objetivo apresentar o software SCALER, um sistema leve e simples que possibilita efetuar o dimensionamento de redes ramificadas de distribuição de água, calculando os diâmetros e perda de carga em cada trecho, indicando as pressões disponíveis em cada nó e nível de água do reservatório, para atender aos critérios previamente estabelecidos de pressão mínima no ponto mais desfavorável da rede. Ao final são apresentados e comparados os resultados obtidos pelo software SCALER com dados da bibliografia acerca de redes hidráulicas.

References

AMORIM, Alcides Leite de. Mecanismo de resolução de conflitos em bacias hidrográficas compartilhadas: Programa de pós-graduação em recursos naturais. 2016. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campina Grande, 2016.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520: Informação e documentação – Citações em documentos - Apresentação. Rio de Janeiro, 2002.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 12218: Projeto de rede de distribuição de água para abastecimento público - Procedimento. Rio de Janeiro, 2017.

AZEVEDO NETTO, José Martiniano de et al.Manual de Hidráulica. 8ª edição, São Paulo: Blucher, 1998.

BAPTISTA, Márcio; COELHO, Márcia. Fundamentos de Engenharia Hidráulica. 3ª edição, Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.

CEE.FIOCRUZ. Citação de referências e documentos eletrônicos. Disponível em:https://cee.fiocruz.br/?q=agua-potavel-no-mundo. Acesso em: 12 mai. 2021.

DICIO. Citação de referências e documentos eletrônicos. Disponível em: https://www.dicio.com.br/hidraulica/. Acesso em: 12 mai. 2021.

DINAR, A.; DINAR, S.; McCAFFREY, S.; MCKINNEY, D. Pontes sobre a água:compreensão do conflito transfronteiriço de água, negociação e cooperação. Singapura: TohTuck Link, 2007.

EMBARCADERO.DelphiCommunityEdition. Disponível em: https://www.embarcadero.com/br/products/delphi/starter. Acesso em: 11 mai. 2021.

EMBARCADERO. RAD Studio. Disponível em: https://www.embarcadero.com/br/products/rad-studio. Acesso em: 11 mai. 2021.

HELLER, Léo; PÁDUA, Valter de. Abastecimento de Água para Consumo Humano. 2ª edição, Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.

LEAL, F. C. T. Juiz de Fora. 2012. Contexto e prática da Engenharia Sanitária e Ambiental. Faculdade de Engenharia UFJF. Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental. Curso de Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental. 3ª edição, 2012. Notas de Aula.

LENHS/UFPB.EPANET. Disponível em: http://ct.ufpb.br/lenhs/contents/menu/epanet.Acesso em: 17 abr. 2021.

MARTINS, José Augusto; PINTO, Nelson L. de Souza et al. Hidrologia básica. São Paulo: Edgard Blucher, 1976.

PORTO, Rodrigo de Melo. Hidráulica Básica. 4ª edição, São Paulo: EESC-USP, 2006.

TSUTIYA, Milton Tomoyuki. Abastecimento de Água. São Paulo: Departamento de Engenharia Hidráulica e Sanitária da Escola Politécnica da USP, 2006.

UFJF. Solução de problemas em Hidráulica: “Flow”. Disponível em: https://www.ufjf.br/esa/2020/06/04/novo-software-flow/. Acesso em: 17 abr. 2021.

WIKIPÉDIA. Delphi (software). Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Delphi_(software). Acesso em: 11 mai. 2021.

Published

2021-07-16

How to Cite

Ignácio, J. P. de C., do Nascimento, M. V., de Oliveira, P. H. G., Platz, R., & Pizzo, H. da S. (2021). SCALER - software para dimensionamento de redes de distribuição de água / SCALER - software for sizing water distribution networks. Brazilian Journal of Development, 7(7), 71854–71877. https://doi.org/10.34117/bjdv7n7-387

Issue

Section

Original Papers