O ensino da matemática por meio de jogos: uma análise de como conciliar o lazer com a aprendizagem / The teaching of mathematics by games: an analysis of how to reconcile leisure with learning

Authors

  • Alessandro Ferreira Alves
  • Simone de Paula Teodoro Moreira
  • Nancy Christiane Ferreira Silva
  • Wanderson Gomes de Souza

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n9-143

Keywords:

Dificuldades matemáticas. Jogos. Competência. Metodologia de Ensino. Educação Matemática

Abstract

Os jogos podem se apresentar como importante metodologia de ensino da disciplina de Matemática, com ênfase nas dificuldades apresentadas por alunos que desenvolvem uma espécie de bloqueio na aprendizagem desta disciplina julgando-se incapazes de aprender. Quando joga, o aluno é conduzido a exercitar suas habilidades mentais, de forma a traças metas, caminhos, estratégias para vencer. Diante de diferentes pontos de vista, o aluno consegue valorizar o desenvolvimento do pensamento lógico, que está sempre presente no jogo e estimula a vida social e a atividade construtiva do aluno. Dessa forma, o trabalho com jogos nas aulas de Matemática tem por objetivo oferecer ao indivíduo em geral, várias situações que permitem o desenvolvimento do raciocínio lógico, da criatividade e da capacidade de resolver problemas, além de possibilitar o desenvolvimento da conquista cognitiva, emocional, moral e social, favorecendo a construção do conhecimento lógico-matemático na medida em que se valorizam as observações interpretativas. O artigo apresenta essa discussão e demonstra a aplicação prática de dois jogos para a aprendizagem da disciplina.

 

References

AGUIAR, J. S. Jogos para o ensino de conceitos: leitura e escrita. 3. ed. Campinas, SP: Papirus, 1998.

BRASIL. SECRETARIA DA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática - Brasília: MEC / SEF, 1998.

BORIN,J. Jogos e resolução de problemas: uma estratégia para as aulas de matemática. São Paulo: IME-USP;1996.

CHRISTOFOLOLETTI, D. F. A. O jogo de xadrez na educação matemática. [2005]. Disponível em <http://www.efdeportes.com/efd80/xadrez.htm> Acesso em 25 de maio 2011.

FLAVELL, J. H. A psicologia do Conhecimento de Piaget. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2001.

FONSECA, S. Metodologia de ensino matemático. Belo Horizonte: Lê, 1997

GOULART, I. B. O Desenvolvimento Psíquico na Perspectiva de Piaget. In: Piaget experiências básicas para a utilização pelo professor. 20 ed. Petrópolis: Vozes, 2003

GROENWALD, C. L.; TIMM, U. T. Utilizando curiosidades e jogos matemáticos em sala de aula. [2000]. Disponível em http://www.somatematica.com.br/artigo.php Acesso em: 08 jun. 2007.

KISHIMOTO, T. M. (org.) Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

MOTOKANE, L. V. P. Jogos Matemáticos: o jogo fatorando. Disponível em < http://www.sbempaulista.org.br/epem/anais/Comunicacoes_Orais%5Cco0021.doc>. Acesso em: 01 maio 2011.

PLATÃO. A República. Trad. Enrico Corvisieri. São Paulo: Nova Cultura, 2004.

ROUSSEAU, J.J.Emílio ou da Educação. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

ZACARIAS, V. L. C. F. O jogo simbólico. [2000]. Disponível em <http://www.centrorefeducacional. com.br/ojogosim.html>Acesso em: 05 out.2007.

Published

2019-09-20

How to Cite

Alves, A. F., Moreira, S. de P. T., Silva, N. C. F., & Souza, W. G. de. (2019). O ensino da matemática por meio de jogos: uma análise de como conciliar o lazer com a aprendizagem / The teaching of mathematics by games: an analysis of how to reconcile leisure with learning. Brazilian Journal of Development, 5(9), 15688–15703. https://doi.org/10.34117/bjdv5n9-143

Issue

Section

Original Papers