A valorização imobiliária em goiânia: um estudo de caso dos setores oeste, marista, bueno e jardim goiás em 2018 / The real estate appreciation in goiânia: a case study of the west, marista, bueno and jardim goiás sectors in 2018

Authors

  • Reginaldo Antônio da Silva Júnior Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Leandro Oliveira de Lima

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n7-591

Keywords:

Região Sul. Goiânia, Valorização, Setor Oeste, Setor Marista, Setor Bueno, Jardim Goiàs

Abstract

Goiânia foi fundada em 1933, sendo uma das primeiras cidades planejadas do Brasil para cinquenta mil habitantes, mas ao longo dos anos, sofreu um forte crescimento, chegando a atingir atualmente cerca de 1.495.705 habitantes (estimativa do IBGE para 2018). A cidade de Goiânia, em sua morfologia urbana, apresenta uma distinção socioeconômica expressa na paisagem. Entre a região norte e sul há  uma tendência de adensamento e desenvolvimento urbano diverso, mais sofisticado e nobre ao sul e a norte um padrão mais difuso e segregado. Em alguns bairros como Setor Marista, Setor Bueno e Nova Suíça, há, em função de processos de verticalização, uma concentração da classe média. Consequentemente, esses bairros são servidos por serviços mais sofisticados se comparados à parcela norte da cidade onde se encontra bairros periféricos tais como Vila Mutirão, Bairro da Vitória, Recanto do Boque, Vila Social, Jardim Curitiba, entre outros.

A seletividade espacial das camadas de médio e alto poder aquisitivo nos bairros da Região Sul, a partir de 1985, contribuiu para a construção de um espaço valorizado e de autossegregação, fato que este trabalho se propõe a investigar. Metodologicamente o texto contou com uma revisão bibliográfica a cerca da criação de Goiânia, evidenciando como, historicamente, a legislação urbanística criou e controlou as formas de uso e ocupação do solo, além da própria centralidade em Goiânia;  a última sessão evidencia elementos como os anúncios de móveis nos bairros investigados, demonstrando como a centralidade exercida pela região Sul, seu enobrecimento tem alguns vínculos com a legislação que controlaram direta e indiretamente estas áreas.

References

MARINHO, Clorisnete Borges. Região Sul de Goiânia: um lugar valorizado na metrópole. GEOUSP - Espaço e Tempo, São Paulo, Nº 19, pp. 113 - 129, 2006.

MOYSÉS, Aristides. Goiânia: Metrópole Não Planejada. 1. ed. Goiânia: Editora UCG, 2004.

PAULA, Flávia Maria de Assis. Descentralização e Segregação Sócio-Espacial em Goiânia: uma análise da centralidade dos setores Bueno, Oeste e Marista. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Instituto de Estudos Sócio-Ambientais, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2003.

VAZ, M. D. A.C. Transformação do centro de Goiânia: renovação ou reestruturação?

269 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Instituto de Estudos Sócio-

Ambientais, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2002.

Published

2021-07-28

How to Cite

Júnior, R. A. da S., & de Lima, L. O. (2021). A valorização imobiliária em goiânia: um estudo de caso dos setores oeste, marista, bueno e jardim goiás em 2018 / The real estate appreciation in goiânia: a case study of the west, marista, bueno and jardim goiás sectors in 2018. Brazilian Journal of Development, 7(7), 74857–74863. https://doi.org/10.34117/bjdv7n7-591

Issue

Section

Original Papers