A aprendizagem da convivência pacífica na perspectiva inclusiva: (auto) biografia como uma prática reflexiva de formação no ensino superior / Learning pacific convivency in the inclusive perspective: (auto) biography as a reflective training practice in higher education

Authors

  • Camila Morais da Rocha
  • Ana Lúcia Oliveira Aguiar
  • João Dehon da Rocha Junior
  • Shyrlei da Silva Oliveira
  • Sérgio Moreira Guimarães

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n8-016

Keywords:

Convivência pacífica, (Auto) Biografia, Formação, Ensino Superior, Inclusão.

Abstract

Este projeto trata de (auto) formação de professores na perspectiva da inclusão dos discentes com deficiência e intitula-se A aprendizagem da convivência pacífica na Perspectiva Inclusiva: (Auto) Biografia como uma prática reflexiva de formação no Ensino Superior. A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, desde outubro de 2013, com a aprovação da Lei Estadual 9.696/2013, que dispões sobre cinco por cento de vagas para candidatos com deficiência, vem desenvolvendo um plano estratégico de ação, dentro de sua política de inclusão, no sentido da formação continuada para seu corpo docente, discente e técnico administrativo. A UERN soma, hoje, 153 discentes com deficiência em seus diversos cursos de licenciatura e bacharelado. Objetiva é Estudar a (re) significação da formação docente na perspectiva inclusiva, através da (Auto) Biografia de professores, como uma prática reflexiva para uma convivência pacífica no Ensino Superior. A questão central que guiará o percurso desta pesquisa está assim pensada: como a metodologia da pesquisa (auto) biográfica permitirá uma reflexão permanente para a (auto) formação e reflexão sobre a prática docente com vistas à aprendizagem para a convivência pacifica na perspectiva inclusiva? A Metodologia a ser utilizada é qualitativa, com narrativas (auto) biográficas pois permite identificar o problema dentro do contexto de vivência da prática docente, análise, significação dos discursos, identificação da necessidade de mudanças. As técnicas de entrevistas semi estruturadas e de profundidade da História Oral serão utilizadas. As narrativas dos docentes permitirão que os sujeitos narrem sobre seus limites da prática em função das barreiras de aprendizagem e que possibilidades outros olhares educacionais para a superação de barreiras de aprendizagem. Os sujeitos da pesquisa são quatro docentes dos cursos de Medicina e de Administração nos quais contamos com o maior número de discentes com deficiência e todas as categorias de deficiências consideradas pelo Decreto 3.298/99. Possibilitará compreender as necessidades de mudanças do aprender a aprender, aprender a conviver, aprender a ser, aprender a conhecer, os quatro pilares da educação. As discussões atuais sobre deficiência, acessibilidade e inclusão, bem como o aumento da entrada de discentes com deficiência na UERN tem ampliado as discussões e consolidado ações na busca de superação de barreiras físicas, tecnológicas, atitudinais, procedimentais, conceituais direcionando para a disseminação e convicção da necessidade de novos saberes, novas tecnologias, novas práticas, outras atitudes. Ensinar discentes com deficiências e necessidades educacionais especiais é um desafio para todos, sobretudo um aprendizado e (auto) formação.

 

References

BRASIL. Conselho Federal de Educação. Resolução nº 02 de 24 de Fevereiro de 1981. Autoriza a concessão de dilatação de prazo de conclusão do curso de graduação aos alunos portadores de deficiência física, afecções congênitas ou adquiridas. Diário Oficial da União. Brasília, 1981. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/res2_81.pdf>. Acesso em: 06 jan.2014.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução CNE/CEB nº 2, 11 set. 2001. Institui Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 14 set. 2001a. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CEB0201.pdf>. Acesso em: 07 maio 2014.

BRASIL. Constituição 1988. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional para a Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, DF, 2008.

BRASIL. Decreto legislativo nº 186, de 09 de julho de 2008. Aprova o texto da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e de seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova Iorque, em 30 de março de 2007. Diário Oficial da União, Brasília, 2008b. Disponível em: <http://pfdc.pgr.mpf.gov.br/atuacao-e-conteudos-de-apoio/legislacao/pessoa-deficiencia/Decreto_legislativo_186_2008>. Acesso em: 10 fev. 2014.

BRASIL. Decreto n° 3.296 de 20 de dezembro de 1999. Regulamenta a Lei no 7.853, de 24 de outubro de 1989, dispõe sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, consolida as normas de proteção, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 1999b. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/dec3298.pdf> Acesso em: 04 jan. 2014.

BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília, 2014 Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/_Ato2011-2014/2014/Lei/L13005.htm>. Acesso em: 12 nov. 2014.

BRASIL, Decreto nº 10.146, de 06 de julho de 2015. Presidência da república. Legislação Brasileira de Inclusão.

Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Marcos Político Legais da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva / Secretaria de Educação Especial. -Brasília : Secretaria de Educação Especial, - 2010.

GOFFMAN Erving. (1975). A representação do eu na vida cotidiana; tradução de Maria Célia Santos Raposo. Petrópolis:Vozes.

______(1988). Estigma. Rio de Janeiro: Guanabara.

ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em escola reflexiva. 6ª ed. São Paulo: Cortez, 2008.

BOSI, Ecléa. O tempo vivo da memória: Ensaios de Psicologia Social. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.

CERTEAU, Michel. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1998.

DOMINICÉ, Pierre. O processo de formação e alguns de seus componentes relacionais. In: Nóvoa, António; Finger Mathias. O método (auto) biográfico e a formação. Natal, RN: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010.

FERRAROTTI, Franco. Sobre a autonomia do método biográfico. In: NÓVOA, A.; FINGER, M. (Org.). O método (auto)biográfico e a formação. Natal, RN: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010.

FINGER, Mathias. As implicações sócio-epistemológicas do método biográfico. In: NÓVOA, António & FINGER, Matthias. O método (auto)biográfico e a formação. Natal, RN: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 13ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

HALBWACHS, Maurice. (1990). A memória coletiva. Presses Universitaires de France

JOSSO, Marie-Christine. Da formação do sujeito... ao sujeito da formação. In: FINGER, Mathias; NÒVOA, António. In: NÓVOA, A.; FINGER, Matthias (org.) O método (auto) biográfico e a formação. Lisboa: Ministério da Saúde, Departamento de Recursos Humanos da Saúde, 2010. P. 37-50.

_____. Experiências de vida e formação. 2ª ed. Natal, RN: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010b.

_____. As histórias de vida como territórios simbólicos... In: PASSEGI, M.C. (org.). Tendências da Pesquisa (auto) biográfica. Natal: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2008.

_____. Memória e formação de professores: interfaces com as novas tecnologias. In: CATANI, Denice Bárbara et al. Docência, memória e gênero. São Paulo: Escrituras Editora, 1997.

MARTINS, José de Souza. A sociabilidade do homem simples. 2ª ed. São Paulo: Contexto, 2010.

MOSCOVICI, Serge. Representações sociais. Investigações em psicologia social. 7ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

NÓVOA, Antonio. (Org.). Os professores e as histórias da sua vida. In: NÓVOA, Antonio. Vidas de professores. 2ª ed. Porto: Porto Editora, 2007.

_____. A formação tem que passar por aqui: as histórias de vida no projeto prosalus. In: NÓVOA, António; FINGER, Matthias (Org.). O método (auto) biográfico e a formação. Lisboa: Ministério da Saúde, 2010.

_____. Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 2007.

_____. Os professores e a sua formação. 2ª ed. Lisboa: D. Quixote, 1992.

RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Campinas: Editora da Unicamp, 2007.

Published

2021-08-02

How to Cite

da Rocha, C. M., Aguiar, A. L. O., da Rocha Junior, J. D., Oliveira, S. da S., & Guimarães, S. M. (2021). A aprendizagem da convivência pacífica na perspectiva inclusiva: (auto) biografia como uma prática reflexiva de formação no ensino superior / Learning pacific convivency in the inclusive perspective: (auto) biography as a reflective training practice in higher education. Brazilian Journal of Development, 7(8), 75910–75923. https://doi.org/10.34117/bjdv7n8-016

Issue

Section

Original Papers