Ética Prática: Tecnologização e pobreza global / Practical Ethics: Technologization and global poverty

Authors

  • Paulo Alexandre e Castro

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n8-155

Keywords:

Globalização, Pobreza, Trabalho, Suicídio, Inteligência artificial.

Abstract

A relação entre períodos de crise e o aumento de pobreza não é nova e sabemos que se repete ciclicamente. No entanto, o paradigma da globalização, com as suas estratégias de exploração do mercado, criou novas realidades, a nível familiar, social e profissional e por consequência, a nível humanitário. As taxas de suicídio são provavelmente o mais forte indicador. O incremento da robotização na vida empresarial e industrial gerou a facilidade de acesso a milhares de produtos, contudo, o seu reverso colocou e coloca no desemprego milhares de trabalhadores. A globalização da pobreza surgiu como nova faceta desse movimento económico e fez surgir novas questões que pareciam improváveis como a sustentabilidade dos empregos, a desvalorização do valor do trabalho, a recessão e volatilidade dos mercados financeiros, as migrações, entre outras, mas também das campanhas e movimentos solidários. Perante um tal cenário e de acordo com alguns estudos recentes, o valor do trabalho irá cair ainda mais e poderá acontecer uma rutura humanitária de dimensões imprevistas. Por outro lado, nos cenários mais otimistas, a humanidade caminharia para a sua libertação e poderia graças ao desenvolvimento da inteligência artificial, viver de forma mais adequada. No entanto, uma tal libertação implica um preço a pagar e não se sabe se não poderão advir novas formas de trabalho escravo. É sobre estas questões que se procurará refletir.

References

ARMSTRONG, Stuart (2014). Smarter Than Us. The rise of machine intelligence. Berkeley: MIRI.

BARBER, Benjamin (1995). Jihad vs McWorld. New York: Ballantine Books.

CHACE, Calum (2015). Surviving AI. The promise and peril of artificial intelligence, London: Three Cs Publishing.

CHOSSUDOVSKY, Michel (2003). A Globalização da Pobreza e a Nova Ordem Mundial, trad. Ana Saldanha. Lisboa: Caminho.

CONNOR, Walker (1994). Ethnonationalism: The Quest for Understanding. Princeton: Princeton University Press.

CONNOR, Walker (2004). Nationalism and political illegitimacy', in Daniele Conversi (ed.) Ethnonationalism in the Contemporary World. London: Routledge.

CONVERSI, Daniele (1999). Nationalism, boundaries and violence, Millennium. Journal of International Studies, 28: 3, 553-584.

FUKUYAMA, Francis (1992). O fim da história e o último homem. Tradução de Aulyde S. Rodrigues. Rio de Janeiro: Rocco.

GASTAUD, Georges (2005). Capitalismo extremista ou renascimento comunista?, Vértice, 121, II Série, 198-223.

GRAY, John (1998). Anarcho-capitalism in post-communist Russia, False Dawn: the Delusions of Global Capitalism. London: Granta Books, 132-165.

GRAY, John (2003). Al Qaeda and What It Means to Be Modern. New York: Faber and Faber.

HUNTINGTON, Samuel (1996). The Clash of Civilizations and the Remaking of World Order. New York: Simon & Schuster.

LIPOVETSKY, Gilles, e, CHARLES, Sébastien (2011), Os Tempos Hipermodernos, trad. Luis Filipe Sarmento. Lisboa: Edições 70.

MASINA, Pietro (2001). Rethinking Development in East Asia: From Illusory Miracle to Economic Crisis. London: Routledge.

MORAVEC, Hans (2000). Robot: Mere Machine to Transcendent Mind. New York: Oxford University Press.

SINGER, Peter (2006). Como Havemos de Viver? A Ética numa Época de Individualismo, trad. Fátima St. Aubyn. Lisboa: Dinalivro.

SINGER, Peter (2011). A Vida que Podemos Salvar – Agir Agora para Pôr fim à Pobreza no Mundo, trad. Vítor Guerreiro. Lisboa: Gradiva.

STUCKLER, David, & BASU, Sanjay, A Economia Desumana. Lisboa: Bizâncio.

WOLTON, Dominique (2004). A Outra Globalização, trad. Pedro Elói Duarte. Miraflores: Difel.

ZIZEK, Slavoj (2008). Violência, trad. Miguel Serras Pereira. Lisboa: Relógio D’Água.

Published

2021-08-08

How to Cite

Castro, P. A. e. (2021). Ética Prática: Tecnologização e pobreza global / Practical Ethics: Technologization and global poverty. Brazilian Journal of Development, 7(8), 78012–78023. https://doi.org/10.34117/bjdv7n8-155

Issue

Section

Original Papers