Caracterização do perfil de participantes, para início de uma intervenção grupal em educação nutricional / Characterization of the participants' profile, for the beginning of a group intervention in nutrition education

Authors

  • Jessika Lorena Parente Linhares
  • Viviane Oliveira Mendes Cavalcante
  • Maria do Socorro Teixeira de Sousa
  • Silvinha de Sousa Vasconcelos Costa
  • Ana Cindy de Souza Fonteles
  • Ana Karoline Santos Silva
  • Joel de Almeida Siqueira Júnior
  • Lenadro Fernandes Valente

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n8-201

Keywords:

Caracterização, Estado Nutricional, Educação Nutricional.

Abstract

A transição epidemiológica, vivenciada pelo Brasil e o rápido envelhecimento, trás como consequência o crescimento das doenças crônicas. Observa-se a importância do trabalho grupal, com atividades de educação nutricional. Contudo devemos conhecer o perfil socioeconômico e nutricional do público para dar início a intervenção. Trata-se de um recorte de trabalho de conclusão da residência em saúde da família, tem caráter exploratório, descritivo e abordagem qualitativa. O estudo foi desenvolvido de outubro a novembro de 2017, em Sobral – CE, com 11 mulheres do grupo de práticas corporais. Para caracterização da amostra utilizamos entrevista individual, abordando aspectos socioeconômicos e nutricionais. As participantes foram do sexo feminino, com idade entre 32 e 65, quanto à ocupação, oito donas de casa, duas comerciantes e uma confeiteira, o estado nutricional: oito obesas, quatro apresentavam sobrepeso e duas eutróficas. A partir da caracterização, visualizamos as potencialidades e fragilidades, e assim desenvolvemos estratégias baseadas no perfil encontrado.

 

References

BRASIL, MS. Comitê nacional de educação popular em saúde – CNEPS. Politica nacional de Educação Popular em Saúde. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2012.

CERVATO, A. M.; DERNTL, A. M.;LATORRE, M.R.D.O.; MARUCCI, M. F. N. Educação

nutricional para adultos e idosos: uma experiência positiva em Universidade Aberta para a Terceira Idade. Rev. Nutr., Campinas, 18(1):41-52, jan./fev., 2005.

MENDES, E. V. As redes de atenção à saúde. Ciênc. saúde coletiva. vol.15, n.5, pp.2297-2305. 2010.

VASCONCELOS, E.M.Educação Popular: de uma Prática Alternativa a uma Estratégia de Gestão Participativa das Políticas de Saúde. PHYSIS: Rev. Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, 14(1):67- 83, 2004.

COSTA, M. C. et al. Perfil de Internações por doenças Cronicas em crianças e adolescentes. Braz. J. Of Develop., Curitiba, v. 6, n. 8,p.61954-61970, aug, 2020.

MALVEIRA, A. S. et al. Prevalência de obesidade nas regiões Brasileiras. Brazilian Journal of Health, Curitiba, v.4, n.2, p. 4164-4173 mar./abr. 2021.

Published

2021-08-10

How to Cite

Linhares, J. L. P., Cavalcante, V. O. M., de Sousa, M. do S. T., Costa, S. de S. V., Fonteles, A. C. de S., Silva, A. K. S., Siqueira Júnior, J. de A., & Valente, L. F. (2021). Caracterização do perfil de participantes, para início de uma intervenção grupal em educação nutricional / Characterization of the participants’ profile, for the beginning of a group intervention in nutrition education. Brazilian Journal of Development, 7(8), 78664–78669. https://doi.org/10.34117/bjdv7n8-201

Issue

Section

Original Papers