O sucesso e o fracasso escolar sob o olhar dos alunos do curso de gestão de obras do Progest/Cefet-Mg / Success and school failure under the look of progest / Cefet-Mg works management course students

Authors

  • Antônio de Pádua Nunes Tomasi
  • Adriana do Carmo Silva Rocha Couto
  • Carla Vanessa de Souza
  • Isabel Helena Ferreira Avelar
  • Pritcian dos Santos Nascimento

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n9-202

Keywords:

Construção Civil. Trabalhador. Escola. Fracasso Escolar.

Abstract

O setor da construção civil, assim como em outros países, possui grande importância econômica e social para o desenvolvimento do Brasil. O canteiro de obras da construção civil durante muito tempo foi e ainda é, em grande medida, a “escola” dos trabalhadores da construção civil, porque forma e qualifica os seus trabalhadores e isso a partir das suas próprias regras, princípios e valores. A formação e a qualificação do trabalhador, que eram construídas no cotidiano do canteiro de obras, tornaram-se, todavia, insuficientes para acompanhar as novas demandas dos processos produtivos do setor, sendo necessário repensar essa formação. Interessa aqui saber, se a escola contribui ou não para a inserção deste trabalhador no canteiro de obras. Para tentar responder à questão, partiu-se do pressuposto de que seria preciso conhecer as experiências individuais e sociais desses indivíduos, sua relação com a escola e com o trabalho, entendendo, assim, as relações que se estabelecem em cada contexto. Para tanto, foram pesquisados operários da construção civil, alunos do curso de Gestão de Obra oferecido pelo Programa de Estudos em Engenharia, Sociedade e Tecnologia (PROGEST), grupo de pesquisa do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), das turmas do segundo semestre de 2016 e primeiro e segundo semestre de 2017.

References

ALVES-MAZZOTTI, A.J.; GEWANDSZNAJDER, F. O Método nas Ciências Naturais e Sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Pioneira. 1999.

BRASIL. Ministério do Trabalho e Emprego. RAIS 1997-2013. Elaboração: banco de dados CBIC. Disponível em: http://www.cbicdados.com.br/menu/emprego/rais-ministerio-do-trabalho. Acesso em: 07 de fev. 2016.

BOURDIEU, P.; PASSERON, J.C. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Tradução de Reynaldo Bairão. 3. ed., Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1992.

CHARLOT, B. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artmed, 2000.

CHARLOT, B. Relação com o saber e com a escola entre estudantes de periferia. Cadernos de Pesquisa, S. Paulo, n. 97, p. 47-63, maio 1996.

CHARLOT, B. Relação com o saber, formação dos professores e globalização: questões para a educação hoje. Porto Alegre: ARTMED, 2005.

DUARTE, R. Entrevistas em pesquisa qualitativa. Educar, n. 24, p. 213-225. 2004.

DUBET. F. A escola e a exclusão. Cadernos de Pesquisa, n. 119, julho 2003.

DUBET. F. O que é uma escola justa? A escola das oportunidades. São Paulo: Cortez, 2008.

NERI, M. (coord.). Trabalho, educação e juventude na construção civil. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2011. Disponível em: http://cps.fgv.br/construcao. Acesso em: 15 dez. 2016.

OLIVEIRA, R.P. Reformas educativas no Brasil na década de 90. In: CATANI, A.M.; OLIVEIRA, R.P. (Orgs.). Reformas educacionais em Portugal e no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2000, p. 77-94.

QUIVY, R.; CHAMPENHOUDT. L.V. Manual de Investigação em Ciências Sociais. Lisboa: Gradiva. 1995, p. 69-83.

TOMASI, A.P.N. A construção social da qualificação dos trabalhadores da construção civil de Belo Horizonte: estudo sobre os mestres de obras. (Relatório de Pesquisa/CNPq). UFMG, 1999.

TOMASI, A.P.N.; FERREIRA, J.E.R.M. Engenheiro ou operário? O Lycée Martin Nadaud e a formação profissional na França. Revista Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 22, n. 3, p. 35-53, set./dez.2013.

ZAGO, N. Os jovens em busca de um ensino que rentabilize as chances escolares: um estudo com alunos bolsistas do ensino médio. GT 14 - Sociologia da Educação. Pesquisa com apoio do CNPq, 2011.

Published

2019-09-27

How to Cite

Tomasi, A. de P. N., Couto, A. do C. S. R., Souza, C. V. de, Avelar, I. H. F., & Nascimento, P. dos S. (2019). O sucesso e o fracasso escolar sob o olhar dos alunos do curso de gestão de obras do Progest/Cefet-Mg / Success and school failure under the look of progest / Cefet-Mg works management course students. Brazilian Journal of Development, 5(9), 16604–16619. https://doi.org/10.34117/bjdv5n9-202

Issue

Section

Original Papers