Um estudo sobre parâmetros de sedimentação de partículas em fluidos de perfuração com base em modelagem matemática em proveta / A study on particle sedimentation parameters in drilling fluids based on mathematical modeling in a beaker

Authors

  • Hariel Udi Santana Mendes Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Rogério Luz Pagano
  • Antonio Santos Silva

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n8-460

Keywords:

Funções porosidade e velocidades, região de transição, sedimentação, fluidos de perfuração

Abstract

O estudo do movimento gravitacional de suspensão particulada é de grande importância para o estabelecimento de parâmetros fenomenológicos do processo e para a predição de valores de parâmetros necessários aos cálculos de projetos de sedimentadores e da sedimentação de partículas sólidas de fluido de perfuração de poços de petróleo. Neste trabalho, com base nos testes de proveta para o movimento gravitacional, consideram-se as regiões de sedimentação livre, de transição e de compactação, ocupadas pela suspensão durante o processo. Os parâmetros de sedimentação de sólidos adensantes em fluidos de perfuração foram estudados com base na região de transição. A suspensão na proveta foi modelada por um meio poroso com restrição de incompressibilidade que, sob certas condições, permite o estabelecimento de equações para as funções porosidade e velocidades na região de transição. Na equação que fornece diretamente a função porosidade para a região de transição surgem parâmetros constantes que precisam ser determinados, os quais também aparecem nas equações que descrevem a altura da interface superior descendente. Foram determinados resultados numéricos que mostram que o comportamento da curva da interface superior descendente se ajusta a resultados experimentais, e que o comportamento da porosidade e velocidades para a região de transição estão de acordo com formas da literatura.

References

• BASSET, A. B. Dynamic simulation of sheared suspensions. Philosophical Transactions of the Royal Society A, v. 179, p. 43-63, 1888 (also in A treatise on hydrodynamics: with numerous examples, 2 vol. Dover Publications, 1961. 592 p).

• CREMASCO, M. A. Operações unitárias em sistemas particulados e fluidodinâmicos. 2nd ed. São Paulo: Blutcher, 2014, 423 p.

• LIBÓRIO, D. O. Construção de uma base de informações para a diferença de pressões arbitrárias em uma suspensão particulada. 2016. 75 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão-SE, Brasil, 2016.

• MENDES, H. U. S.; SILVA, A. S. 2018. Um estudo sobre função porosidade da região de compactação no movimento gravitacional de uma suspensão particulada em proveta. Anais do III CONGRESSO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PETRÓLEO, Salvador: Realize, 2018, p 1-8.

• MENDES, H. U. S. Funções porosidades e velocidades no movimento gravitacional de uma suspensão particulada em proveta. 2019. 96 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão-SE, Brasil, 2019.

• OMLAND, T. H.; HODNE , H.; SAASEN, A.; MJØLHUS S.;AMUNDSEN, P. A. Drilling Fluid Weight Material Sedimentation—Sedimentation of Suspensions. Petroleum Science and Technology, v.31, n. 18, p.1908-1915, 2013.

• RIBEIRO JÚNIOR, J. M. Modelagem e simulação de sólidos adensantes em fluidos de perfuração. 2016. 83 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química)-Programa de Pós- Graduação em Engenharia Química, Universidade Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro-RJ, Brasil, 2016.

• SILVA, A. S.; JESUS, E.; PAGANO, R. L.; MENESES, L. D. M.; ROCHA C. P. S. Equações do movimento de suspensões particuladas com restrição de incompressibilidade. Scientia Plena, v. 9, n. 11, p. 114201-1, 2013.

• TILLER, F. M. Revision of Kynch sedimentation theory. AIChE Journal. V. 27, p. 823-829, 1981.

THOMAS, J. E. Fundamentos de Engenharia de Petróleo. 2nd ed. Rio de Janeiro: Interciência, 2001, 267 p.

Published

2021-08-18

How to Cite

Mendes, H. U. S., Pagano, R. L., & Silva, A. S. (2021). Um estudo sobre parâmetros de sedimentação de partículas em fluidos de perfuração com base em modelagem matemática em proveta / A study on particle sedimentation parameters in drilling fluids based on mathematical modeling in a beaker. Brazilian Journal of Development, 7(8), 82618–82632. https://doi.org/10.34117/bjdv7n8-460

Issue

Section

Original Papers