O papel das instituições no êxito de programas de desenvolvimento rural sustentável na Amazônia Brasileira / The role os institutions in the success of sustainable rural development programmes realized in the Brazilian Amazon

Authors

  • Everaldo Nascimento de Almeida
  • Silvio Brienza Junior
  • Tereza Ximenes
  • Raquel Rodrigues da Poça
  • Jorge Yared

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv4n6-348

Keywords:

Proambiente, Instituição, agricultura familiar, Amazônia

Abstract

O artigo avalia o papel das instituições regionais e locais no âmbito do Proambiente, programa federal de apoio ao fortalecimento da agricultura familiar na Amazônia brasileira. A pesquisa foi realizada na região da transamazônica, estado do Pará. As entrevistas semi estruturadas e o Diagrama de Venn auxiliaram na avaliação de interação entre os atores institucionais e as comunidades rurais. Os resultados demonstram o papel estratégico das instituições envolvidas diretamente com o desenvolvimento rural local, como os sindicatos e ONGs, para execução das ações nas várias fases do programa. Evidenciou-se que o êxito das intervenções externas no contexto rural dependerá, principalmente, de um conjunto de ações estruturantes e de um forte contexto organizativo das comunidades rurais abrangidas.

References

ARAÚJO, I. F. A participação dos agricultores na construção do PROAMBIENTE. Uma reflexão a partir do polo Transamazônica. 2007. 150f. Dissertação (Mestrado em Agriculturas Familiares e Desenvolvimento Sustentável) – Curso de Pós-Graduação em Agriculturas Amazônicas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2007.

ALMEIDA, E. N. A Participação de agricultores familiares no processo de recuperação de áreas alteradas na região do Xingu, Estado do Pará. 2011. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido) – Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido, Universidade Federal do Pará, Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, Belém, 2011.

ALMEIDA, E. N.; SABOGAL, C.; BRIENZA JÚNIOR, S. Recuperação de áreas alteradas na Amazônia brasileira: Experiências locais, lições aprendidas e implicações para políticas públicas. Belém: CIFOR/EMBRAPA, 2006. 204p.

FUNDAÇÃO VIVER, PRODUZIR, PRESERVAR. (2011). Recuperado de <http://www.fvpp.org.br> Acesso em: 21 ago. 2011.

IPAM. Figura do Polo Transamazônica. Belém: IPAM (Laboratório de Sensoriamento Remoto), 2009.

PROAMBIENTE. Proposta definitiva da sociedade civil organizada entregue ao Governo Federal. Brasília: PROAMBIENTE. 2003, 32p.

SABOGAL, C.; ALMEIDA, E.N.; MARMILLOD, D.; CARVALHO, J.O.P. Silvicultura na Amazônia brasileira: avaliação de experiências e recomendações para implementação e melhoria dos sistemas. Belém: CIFOR, 2006. 190p.

Published

2018-08-13

How to Cite

Almeida, E. N. de, Brienza Junior, S., Ximenes, T., Poça, R. R. da, & Yared, J. (2018). O papel das instituições no êxito de programas de desenvolvimento rural sustentável na Amazônia Brasileira / The role os institutions in the success of sustainable rural development programmes realized in the Brazilian Amazon. Brazilian Journal of Development, 4(6), 3417–3425. https://doi.org/10.34117/bjdv4n6-348

Issue

Section

Original Papers