Formação de professores e educação integral: palavras docentes acerca de suas concepções / Teacher training and integral education: sweet words about your conceptions

Authors

  • Soraya Cunha Couto Vital Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Sônia da Cunha Urt

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n9-217

Keywords:

Professor. Formação. Educação Integral. Histórico-Cultural.

Abstract

O presente artigo provém de estudos empreendidos na pesquisa “(Des)Caminhos da Educação Integral: concepções, percursos e palavras docentes”, realizada com professores da Rede Pública Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul, em Programa de Mestrado em Psicologia. Seu objetivo é analisar as propostas de formação de professores para a escola de tempo integral contidas no Programa Mais Educação e na Proposta de Educação Integral em Tempo Integral. Em processo metodológico, empreendeu-se pesquisa documental e bibliográfica em documentos norteadores do Programa Mais Educação e da Proposta de Educação Integral em Tempo Integral, artigos e livros de diversos autores que têm estudado o tema da educação integral brasileira e da formação docente. Também foi efetuada coleta de dados por meio de entrevista semiestruturada, realizada com professores(as) que têm ou tiveram experiência em escola de educação integral da Rede Pública Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul. Seu referencial teórico é a Psicologia Histórico-Cultural, representada por Vygotsky e seus interlocutores, visto que seus pressupostos oferecem aporte para um olhar de totalidade do sujeito, considerando-o a partir de uma perspectiva polissêmica, agregado de relações sociais e capaz de pensar a realidade e transformá-la. Os resultados evidenciam que os entendimentos a respeito da formação de professores no contexto da educação integral são distintos entre si, mas encontram pontos de semelhança quando analisados a partir das propostas ou programas dos quais os docentes participam ou participaram. Os relatos demonstram que o Programa Mais Educação ainda apresenta-se frágil e insuficiente no que tange à formação docente. Com relação à Proposta de Educação Integral em Tempo Integral, identifica-se que apresenta mudança interessante quanto a tal processo formativo, contudo, pelo fato de apresentar-se em processo de transitoriedade e ineditismo, os(as) professores(as) apresentam dúvidas, inseguranças e afirmações de prematuridade quanto aos resultados que pode apresentar à educação integral.

 

 

References

ANDRÉ, M. Pesquisa em educação: buscando rigor e qualidade. Cadernos de Pesquisa, n. 113, julho, 2010.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Série Mais Educação. Educação Integral: texto referência para o debate nacional. Brasília, 2009. Disponível em http://portal.mec.gov.br/ dmdocuments/cadfinal_educ_integral. pdf. Acesso em 02 de setembro de 2014.

BRASIL. Educação integral/educação integrada e (em) tempo integral: concepções e práticas na educação brasileira. Mapeamento das experiências de jornada escolar ampliada no Brasil. Brasília, MEC, Secad, 2009b.

_________. Ministério da Educação. Programa Mais Educação Passo a Passo. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Diretoria de Educação Integral, Direitos Humanos e Cidadania, 2009c. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/passoapasso_maiseducacao.pdf. Acesso em 14 de outubro de 2015.

CARVALHO, C. de B. R. O Programa Mais Educação no contexto da educação integral: estratégia para ressignificar tempos, espaços e aprendizagens escolares? Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação, área de concentração Formação de Educadores. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS. Campo Grande, MS, 2016.

DEMO, P. Algumas Condições da Escola de Tempo Integral. Postagem em 28 de novembro de 2008. Disponível em: http://pedrodemo.blogspot.com.br/search?q=INTEGRAL. Acesso em 18 de setembro de 2016.

DEMO, P. Projeto Pedagógico da ETI. Postagem em 30 de setembro de 2008b. Disponível em: http://pedrodemo.blogspot.com.br/search?q=INTEGRAL. Acesso em 18 de setembro de 2016.

_________. Escola de Tempo Integral, Escola Integral. Postagem em 09 de agosto de 2016. Disponível em: http://pedrodemo.blogspot.com.br/search?q=INTEGRAL. Acesso em 18 de setembro de 2016.

FACCI, M. G. D. Valorização ou esvaziamento do trabalho do professor? Um estudo crítico-comparativo da teoria do professor reflexivo, do construtivismo e da psicologia vigotskiana. Campinas, SP: Autores Associados, 2004.

GATTI, B. A. Formação de professores e carreira: problemas e movimentos de renovação. 2 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2000.

GUARÁ, I. M. F. R. É imprescindível educar integralmente. Caderno CENPEC: Educação, Cultura e Ação Comunitária, nº 2, 2006.

MATO GROSSO DO SUL. Diário Oficial. Resolução SED n. 3.017, de 4 de fevereiro de 2016. Campo Grande, MS, 2016. Disponível em: https://ww1.imprensaoficial.ms.gov.br/pdf/DO9100_05_02_2016.pdf. Acesso em: 27 de abril de 2016.

MOTTA, M. C. A da. Governo do Estado. Notícias MS. Educação. Rede Estadual de Ensino terá 2 escolas em tempo integral em Campo Grande com 635 vagas, 2016. Disponível em: http://www.noticias.ms.gov.br/rede-estadual-de-ensino-tera-2-escolas-em-tempo-integral-em-campo-grande-com-635-vagas/. Acesso em: 27 de abril de 2016.

SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. 8 ed. São Paulo: Autores Associados, 2003.

SAKATE, M. M. Governo do Estado. Notícias MS. Educação. Rede Estadual de Ensino terá 2 escolas em tempo integral em Campo Grande com 635 vagas, 2016. Disponível em: http://www.noticias.ms.gov.br/rede-estadual-de-ensino-tera-2-escolas-em-tempo-integral-em-campo-grande-com-635-vagas/. Acesso em: 27 de abril de 2016.

SILVA, J. A. de A. da; SILVA, K. N. P. Educação Integral no Brasil de Hoje. Curitiba: CRV, 2012.

SILVA, K. A. C. P. C. da. A Formação de Professores para a Educação Integral na Escola de Tempo Integral: Impasses e Desafios. In: ROSA, S. V. L.; BRANDÃO, A. A. et al (Orgs.) Educação Integral e Escola Pública de Tempo Integral: formação de professores, currículo e trabalho pedagógico. Goiânia: Gráfica e Editora América, 2014.

TARDIF, M.; LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.

TEIXEIRA, A. Centro Educacional Carneiro Ribeiro. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Rio de Janeiro, v. 31, n. 73, p. 78-84, jan./mar. 1959.

VYGOTSKY, L. S. Psicologia Concreta do Homem. Universidade de Moscou, 1986.

VYGOTSKY, L. S. Aprendizagem e desenvolvimento intellectual na idade escolar. In: VYGOTSKY, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 4 ed. Tradução Maria da Penha Villalobos. São Paulo: Ícone, Universidade de São Paulo, 1988.

VYGOTSKY, L. S. Problemas del desarollo de la psique. In:_______. Obras Escogidas, Tomo III. Madrid: Visor y Ministerio de Educación y Ciencia, 1995.

VYGOTSKY, L. S. Psicologia Pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2003.

Published

2019-09-30

How to Cite

Vital, S. C. C., & Urt, S. da C. (2019). Formação de professores e educação integral: palavras docentes acerca de suas concepções / Teacher training and integral education: sweet words about your conceptions. Brazilian Journal of Development, 5(9), 16865–16884. https://doi.org/10.34117/bjdv5n9-217

Issue

Section

Original Papers