Desafios do ensino remoto para os professores de uma escola de tempo integral no munícipio de Augustinópolis -TO / Challenges of remote teaching for teachers at a full-time school in the municipality of Augustinópolis - TO

Authors

  • Ricardo Rocha do Egito
  • Juliana Barros Carvalho
  • Marinara Cabral dos Santos
  • Magalí Cabral dos Santos
  • Camila Ellem Cabral dos Santos
  • Beatriz Ferreira Neto
  • Letícia Sales Rocha

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n8-549

Keywords:

Metodologias, Ensino Remoto, Impactos na Educação.

Abstract

A adoção do ensino remoto no período de pandemia, se mostrou uma verdadeira revolução na vida de professores e alunos, sobretudo pelas grandes dificuldades vividas nas escolas brasileiras. Diante disso, o presente estudo teve como objetivo, identificar os principais desafios enfrentados pelos professores da Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Augustinópolis, no munícipio de Augustinópolis, no estado do Tocantins, durante o desenvolvimento de atividades não presenciais na pandemia, como envio de vídeos explicativos, roteiros de estudos personalizados, assim como analisar a eficácia da aplicação dessas metodologias no processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa foi do tipo descritiva-exploratória, de natureza quali-quantitativa. Os dados foram obtidos por meio da aplicação de questionários on-lines (Google forms) aos docentes. Os resultados foram dispostos em Gráficos e Quadro, as questões subjetivas foram descritas e discutidas no texto. De acordo com os resultados, 60% dos professores não se sentem confortáveis trabalhando dessa forma, 11% acreditam que com uma capacitação poderiam estar melhores preparados, 18% afirmaram que estão confortáveis com essas metodologias. Isso reflete no principal desafio apontado por 50% dos docentes, que é o feedback apresentado por seus alunos em relação às atividades propostas, 28% citam a compactação dos conteúdos como principal desafio, não estar familiarizados com os recursos tecnológicos (11%) e a falta de materiais (11%) também foram citados. Portanto, essa pesquisa evidenciou os desafios provocados pela pandemia nas práticas pedagógicas, impactando consideravelmente nas metodologias trabalhadas e principalmente no planejamento docente, e consequentemente afetando no feedback apresentado pelos discente.

References

ARRUDA, Eucidio Pimenta. Educação Remota Emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. Revista de Educação a Distância, v. 7, n. 1, 2020.

BARRETO, Andreia Cristina Freitas; ROCHA, Daniele Santos. COVID 19 e Educação: resistências, desafios e (in) possibilidades. Revista Encantar-Educação, Cultura e Sociedade, v. 2, p. 01-11, 2020.

BEZERRA, Naiara Peixoto Xavier; VELOSO, Antônia Pereira; RIBEIRO, Emerson. Ressignificando a prática docente: experiências em tempos de pandemia. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades – Rev. Pemo, v. 3, n. 2, 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia no Novo Coronavírus- Covid-19, Brasília-DF, 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria n° 544 de 16 de junho de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - Covid-19, e revoga as Portarias MEC n° 343, de 17 de março de 2020, n° 345, de 19 de março de 2020, e n° 473, de 12 de maio de 2020.

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria n° 188 de 03 de fevereiro de 2020. Declara Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN) em decorrência da Infecção Humana pelo novo Coronavírus (2019-NCoV). Diário Oficial da União, Brasília, n. 24, de 03 de fev. 2020.

CASTRO, Eder Alonso; DE QUEIROZ, Eliziane Rodrigues. Educação a Distância e Ensino Remoto: distinções necessárias. Revista Nova Paideia-Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa, v. 2, n. 3, p. 3-17, 2020.

CORADINI, Fábio Santos. As Urgências, Insurgências e Emergências da Educação a Distância, do Ensino Remoto à Educação On-line: a disrupção entre a presencialidade e virtualidade. In: Anais do Congresso Nacional Universidade, EAD e Software Livre.

COSTA, Antônia Érica Rodrigues; NASCIMENTO, Antonio Wesley Rodrigues. Os desafios do ensino remoto em tempos de pandemia no Brasil. In: VII Congresso Nacional de Educação.

CURY, Carlos Roberto Jamil. Educação escolar e pandemia. Pedagogia em Ação, v. 13 n. 1, p. 8-16, 2020.

DUTRA, Maria de Fátima da Conceição; FREITAS, Renan Moura de. Os interesses do empresariado no ensino remoto e a desigualdade educacional no Brasil no contexto da pandemia. Ensino em Perspectivas, v. 2, n. 2, p. 1-17, 2021.

FARIAS, Marcela Sarah Filgueiras; MENDONÇA, Andréa Pereira. Roteiros de Aprendizagem: orientações para a elaboração de roteiros de atividades. 2019.

FERREIRA, Denise Helena Lombardo; BRANCHI, Bruna Ângela; SUGAHARA, Cibele Roberta. Processo de ensino e aprendizagem no contexto das aulas e atividades remotas no Ensino Superior em tempo de pandemia Covid-19. Revista práxis, v. 12, n. 1, 2020.

GARRIDO, Rodrigo Grazinoli; RODRIGUES, Rafael Coelho. Restrição de contato social e saúde mental na pandemia: possíveis impactos das condicionantes sociais. Journal of Health & Biological Sciences, v. 2, 2020.

GIL, Antonio, Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6° ed. São Paulo: Atlas, 2008.

HODGES, Charles et al. As diferenças entre o aprendizado online e o ensino remoto de emergência. Revista da escola, professor, educação e tecnologia, v. 2, 2020.

KNECHTEL, Maria do Rosário. Metodologia da pesquisa em educação: uma abordagem teórico-prática dialogada. Curitiba: Intersaberes, 2014.

LOPES, Livia Mara Menezes; RIBEIRO, Viviane Salvador. O Estudante como protagonista da aprendizagem em ambientes inovadores de ensino. CIET: EnPED, 2018.

MARTINS, Ernesto Candeias. A educação social nos novos espaços e tempos: as realidades entroncadas da intervenção social e educativa. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, p. 2167-2187, 2020.

MOREIRA, J, Antonio; HENRIQUES, Susana; BARROS, Daniela Melaré Vieira. (2020). Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia, 34, 351-364.

OLIVEIRA, Raquel Mignoni de; CORRÊA, Ygor; MORÉS, Andrade. Ensino remoto emergencial em tempos de Covid-19: formação docente e tecnologias digitais. Revista Internacional de Formação de Professores (RIFP). Itapetininga, v. 5, p. 1-18, 2020.

ORTEGA, Lenise Maria Ribeiro; ROCHA, Vitor Fiuza. O dia depois de amanhã – na realidade e nas mentes – o que esperar da escola pós-pandemia. Pedagogia em Ação, v. 13, n. 1, p, 302-314, 2020.

PPP – Projeto Político Pedagógico. Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Augustinópolis, 2020.

SANTOS, Victor. Estratégias criativas que os professores encontraram para dar aulas a distância. Nova Escola, 2020.

SERGI, Marcus Júlio; CUNHA, Grace. A relação entre o indivíduo pós-moderno, o consumo e a internet das coisas. Revista Tecnologia e Sociedade, Curitiba, v. 16, n. 39, p. 41-56, jan/mar. 2020.

SILVA, Alba Valeria Vieira; SANTOS, Helisandra dos Reis; PAULA, Luiz Henrique. Os desafios enfrentados no processo de ensino e aprendizagem em tempos de pandemia nos cursos de graduação. In: Congresso Nacional de Educação, 4, 2020, Maceió – AL.

SOUZA, Elmara Pereira. Educação em tempos de pandemia: desafios e possibilidades. Cadernos de Ciências Sociais Aplicadas. Ano XVII, v. 17, n. 30, 2020.

TELEKEN, Paula Maristela; RESSLER, Marlene Soder. A Escola em Tempos de Pandemia: um ano de incertezas. Form@ção de Professores em Revista-Faccat, v. 1, n. 2, p. 23-33, 2020.

TRINDADE, Sara Dias; Correia, Joana Duarte; HENRIQUES, Susana. Ensino remoto emergencial na educação básica brasileira e portuguesa: a perspectiva dos docentes. Revista Tempos Em Espaços Em Educação, v. 13, n. 32, p. 1-23, 2020.

Published

2021-08-25

How to Cite

do Egito, R. R., Carvalho, J. B., dos Santos, M. C., dos Santos, M. C., dos Santos, C. E. C., Ferreira Neto, B., & Rocha, L. S. (2021). Desafios do ensino remoto para os professores de uma escola de tempo integral no munícipio de Augustinópolis -TO / Challenges of remote teaching for teachers at a full-time school in the municipality of Augustinópolis - TO. Brazilian Journal of Development, 7(8), 83908–83924. https://doi.org/10.34117/bjdv7n8-549

Issue

Section

Original Papers