A educação ambiental na visão de estudantes de ensino médio em escolas públicas de Manaus / A educação ambiental na visão de estudantes de ensino médio em escolas públicas de Manaus

Authors

  • Adriana Sicsú Magalhães
  • Samara Moreira Barbosa
  • Tales Vinícius Marinho de Araújo

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n8-583

Keywords:

Consciência Ambiental, Alunos Finalistas, Ensino Médio.

Abstract

O presente trabalho teve como objetivo identificar a concepção que os alunos concludentes do Ensino Médio de escolas públicas de Manaus têm a respeito das questões ambientais. Para tal, foi utilizada uma pesquisa qualitativa/quantitativa e escolhidos itens de cunho ambiental, relacionados diretamente ao cotidiano dos alunos. Os resultados apresentados permitiram conhecer um pouco da visão dos alunos finalistas sobre os seguintes temas: água, poluição dos igarapés e áreas verdes de nossa capital, bem como tudo isso se relaciona com sua qualidade de vida. Vale ressaltar que a partir das respostas obtidas, observa-se uma grande necessidade de trabalhar de forma mais efetiva o tema Educação Ambiental, ampliando esta discussão para espaços não formais também. É importante lembrar que cada sala de aula tem suas peculiaridades, e que iniciativas como esta podem servir como um guia para os professores que queiram formar cidadãos com consciência ambiental mais apurada.

References

AGENDA 21 BRASIL, 2000.

ABELÉM, A.G. Amazônia: Ocupação e Reorganização do Espaço Urbano. In: Oliveira, N. P. de (org). Meio Ambiente: Qualidade de Vida e Desenvolvimento. Belém, UFPA, NUMA, 1992.

BENCHIMOL, S. Zona Franca de Manaus, A Conquista da Maioridade. São Paulo, editora Sver&Boccato, 1989.

BRASIL. Lei da Educação Ambiental. Lei n° 9 795, de 27 de abril de 1999. Disponível em . Acesso em 25/11/11 às 15h18min

CARDOSO, F.H. MÜLLER, G. Amazônia: Expansão do capitalismo. São Paulo, Editora Brasiliense, 1977.

CARVALHO, M. Pinto de. Sucesso e Fracasso Escolar: Uma questão de gênero. EDUCAÇÃO E PESQUISA, 2003.

COELHO, S. L. B. O mundo do trabalho e a construção cultural de projetos de homem entre jovens favelados.

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL, 1988

DAUSTER, Tânia. Uma infância de curta duração. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n.82, p.31-36, ago. 1992.

DIAS, G.F. Educação Ambiental: Princípios e Práticas. São Paulo, Gaia, 1991.

DONELLA, Meadows. Conceitos para fazer Educação Ambiental. Secretária de Meio Ambiente, 1997.

EFFTING, T.R. Educação Ambiental nas Escolas Públicas: Realidade e desafios. 2007. 90f. Monografia (Pós Graduação em “Latu Sensu” Planejamento para o Desenvolvimento Sustentável), Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus Marechal Cândido Rondon, PR.

FREIRE, P. Ação Cultural para a Liberdade e outros Escritos. Rio de Janeiro. Editora Paz e Terra,1987.

GAMBINO,E.T. A Água na visão de Estudantes de Escolas de Ensino Básico na Bacia do Igarapé do Quarenta, Manaus, AM, 2005.

INÁCIO, P.LEWINSOHN, T, CARMO R.I Do. Multivariate ordering in ecology and its use for enviromental scieces. AMBIENTE E SOCIEDADE, 2002.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA, 2010

LÜCK, H. Pedagogia interdisciplinar: fundamentos teórico-metodológicos. Rio de Janeiro. Ed. Vozes, 1994.

MAHAR, Dennis J. Desenvolvimento econômico da Amazônia. Uma analise das políticas governamentais. Rio de Janeiro, Ipea/ Inpes, 1978.

MEDINA, Naná M. Elementos para Introdução de Dimensão Ambiental na Educação Escolar. 10 grau. Documentos metodológicos, IBAMA, 1994.

MILLER, G.T.Jr. Ecologia y médio ambiente. México. Grupo editorial Iberoamericana, 1994.

MITSCHEIN, T. A. MIRANDA, H.R. PARAENSE, M.C. Urbanizaçao Sellvagem e Proletarização Passiva na Amazônia. O caso de Belém. Belém, 1989.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários a educação do futuro, 4. Ed. São Paulo: Cortez; Brasília; UNESCO, 2003.

MUCELIN, NIS. VILAS BOAS, M.A, URIBE-OPAZO, Miguel Angel. SECCO, D. Variabilidade espacial de atributos hídricos do solo; a inserção da engenharia grícola em projetos nacionais. São Paulo, 2004.

NOGUEIRA, Cláudio Marques Martins. NOGUEIRA, Maria Alice. Pierre Bourdieu’s sociology of education: limits and contributions. EDUCAÇÃO E SOCIEDADE. 2002. Prefeitura Municipal de Manaus.

RIBEIRO, M. Educação para a cidadania: questão colocada pelos movimentos sociais. EDUCAÇÃO E PESQUISA, 2002.

SILVA, ALBUQUERQUE, MENEZES, BIGI, NAGEN, Manaus 2011

TURK, A., TURK, J., WITTES, J., WITTES, R.E. Tratado de ecologia. México, DF, Editora Interamericana, 1986

.

Published

2021-08-26

How to Cite

Magalhães, A. S., Barbosa, S. M., & de Araújo, T. V. M. (2021). A educação ambiental na visão de estudantes de ensino médio em escolas públicas de Manaus / A educação ambiental na visão de estudantes de ensino médio em escolas públicas de Manaus. Brazilian Journal of Development, 7(8), 84378–84394. https://doi.org/10.34117/bjdv7n8-583

Issue

Section

Original Papers