Acessibilidade digital na educação por meio de tecnologias assistivas / Digital accessibility in education by assistant technologies

Mariano Castro Neto, Rozimar Roriguues de Brito, Adriano Patrício da Silva

Abstract


Este artigo apresenta as Tecnologias Assistivas como artefatos importantes à inclusão das pessoas com deficiências no contexto escolar. Este trabalho mostra alguns desses artefatos que podem possibilitar e proporcionar inclusão aos indivíduos com limitação, classificando em adaptações ou órteses, hardware e softwares. Por fim, sublinha-se que a utilização de Tecnologias Assistivas para apoio a aprendizagem realizados com pessoas com deficiências vem contribuindo de forma significativa para dinamizar conteúdos curriculares. Como continuação deste estudo e considerando a demanda de TA no que se referem à concepção, desenvolvimento, implementação e avaliação. É imperativo o desenvolvimento de artefatos para auxiliar a aprendizagem para pessoas com deficiência

 


Keywords


Pessoas com deficiência, Educação, Acessibilidade.

References


BERSCH, Rita. Introdução à Tecnologia Assistiva. CEDI – Centro Especializado em Desenvolvimento Infantil. Porto Alegre, 2008.

FRANCISCATO, F. T.; CANAL, A. P. Argot-Software para ensino de inglês para pessoas com Síndrome de Down. In: Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE). 2007. p. 30-33.

HAND TALK. Hand Talk: Criatividade e Inovação da Molecada Brasileira.2014. Disponível em: . Acesso em: 18 mar. 2017.

ITUNES. Voice Dream Reader. Disponível em: . Acesso em: 18 mar. 2017.

MIRANDA, A. S.; ZISSOU, A. de J. Considerações sobre Acessibilidade e Usabilidade em Ambientes Hipermídia. In: ULBRICHT, V. R.; PEREIRA, A. T. C. Hipermídia: um desafio da atualidade. Florianópolis: Pandion, 2009. p.16-29.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv5n10-002

DOI (PDF (Português (Brasil))): https://doi.org/10.34117/bjd.v5i10.3520.g3479

Refbacks

  • There are currently no refbacks.