Avaliação, análise e reforço da estrutura de edificação em concreto armado: estudo de caso em Brasília / Evaluation, analysis and structural reinforcement of a concrete building: case study in Brasília

Matheus Nunes Reis, Jorge Antonio da Cunha Oliveira, Jocinez Nogueira Lima

Abstract


Neste trabalho foi feita análise estrutural da edificação presente no Clube Monte Líbano, localizado em Brasília, para verificar o desempenho estrutural do edifício, visto que o intuito é realizar a construção de um novo pavimento sobre esta edificação. A metodologia consistiu em ensaios não destrutivos (esclerometria e avaliação de penetração de carbonatação com fenolftaleína); na elaboração do projeto arquitetônico as built e do projeto estrutural, visto que o clube não possui nenhum registro de projetos estruturais. Além destes foram executadas inspeções visuais e verificações in loco da estrutura identificando as  principais manifestações patológicas encontradas no edifício,  e  ainda  a  análise e dimensionamento da estrutura com o auxílio dos softwares Eberick V10, SAP2000 V17 e o Visual Metal. As lajes, vigas e pilares demonstraram deformações compatíveis e armaduras suficientes para resistir aos esforços solicitantes. Porém ao acrescentar o pavimento superior verificou-se a necessidade de reforço em diversos elementos. Para alívio de cargas foi escolhida estrutura metálica e cobertura com telha termoacústica, eliminando a necessidade de reforços mais sofisticados. Em acréscimo, são apresentados os projetos arquitetônicos, os projetos de reforço estrutural da edificação e os projetos de estruturas metálicas do novo pavimento proposto. Ademais, são citadas algumas medidas corretivas necessárias para o restabelecimento do desempenho adequado das áreas afetadas.

 

 


Keywords


Avaliação, Análise, Reforço, Concreto Armado

References


ABNT NBR 6118 (2014). Projeto de estruturas de concreto – Procedimento. Rio de Janeiro,

ABNT NBR 7584: Concreto Endurecido – Avaliação da dureza superficial pelo esclerômetro de reflexão. Rio de Janeiro, 2012.

ABNT NBR 6120 – 2000 (Corrigida) – Cargas para o Cálculo de Estruturas de Edificações

– Procedimento . Rio de Janeiro, 1980.

HELENE, P. R. L. Manual prático para reparo e reforço de estruturas de concreto. 1.Ed.

São Paulo, Pini, 1988.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv5n10-007

Refbacks

  • There are currently no refbacks.