Melhoria da eficiência energética de condicionadores de ar utilizando sistemas embarcados / Improving the energy efficiency of air conditioners using embedded systems

Authors

  • Diogo Moreira Rufino Rufino Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Renan Corrêa Basoni
  • Rigoberto Luis Silva Sousa
  • Rafael Vitor e Silva
  • Rodolfo de Souza Zanuto

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n9-072

Keywords:

Sistemas Embarcados, Infravermelho, Condicionadores de Ar.

Abstract

Este trabalho propõe um sistema embarcado que poderá ser fixado nas salas de aulas para acionar os condicionadores de ar do IFCE Campus Sobral, porque nesses ambientes é muito comum a inexistência de um controle remoto e com isso o professor precisa procurar o controle remoto antes da aula começar. Outra realidade é que em muitas escolas o professor ao terminar seu trabalho, se retira da sala de aula sem desligar o condicionador de ar, porque simplesmente a sala de aula não possui um controle remoto, sendo assim o condicionador de ar só é desligado posteriormente, geralmente por funcionários da limpeza, segurança e outros, porque somente estes possuem o controle remoto. Este fato faz com que eletricidade seja desperdiçada, assim, o foco deste trabalho é minimizar os desperdícios com energia elétrica causados pelo uso indevido dos condicionadores de ar. Após a conclusão do sistema embarcado proposto foram realizados diversos testes que comprovaram o seu funcionamento, acionando com eficiência os condicionadores de ar do IFCE Campus Sobral. 

References

Almeida, R. M. A. de, Moraes, C. H. V. de and Seraphim, T. de F. P. (2016). PROGRAMAÇÃO DE SISTEMAS EMBARCADOS. 1° Edição. Rio de Janeiro: Elsevier.

BASONI, R. C. Sistema Integrado Para Supervisão E Controle De Equipamentos Eletroeletrônicos Utilizando Uma Rede De Comunicação Sem Fio De Microcontroladores. Monografia apresentada no programa de Engenharia Elétrica do Instituto Federal do Espírito Santo.

GARBOSSA E SARMENTO ADVOGADOS ASSOCIADOS. A temperatura no ambiente de trabalho. Disponível em: <https://garbossasarmento.jusbrasil.com.br/artigos/436677225/a-temperatura-no-ambiente-de-trabalho>.

DUFRIO. Tabela de consumo de ar condicionado para calcular seus gastos. Disponível em: https://www.dufrio.com.br/blog/ar-condicionado/tabela-consumo-ar-condicionado/. Acesso em 10 de abril de 2020.

OLIVEIRA, N. DE. Consumo de Energia fecha 2018 com aumento de 1,1%.

Disponível em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2019-01/consumo-de-energia-fecha-2018-com-aumento-de-11>.

SILVA, R. A. Programando Microcontroladores PIC – Linguagem C. São Paulo: [s.n.].

WILMSHURST, T. Designing Embedded Systems with PIC Microcontrollers - Principles and Applications. [s.l: s.n.].

Published

2021-09-06

How to Cite

Rufino, D. M. R., Basoni, R. C., Sousa, R. L. S., Silva, R. V. e, & Zanuto, R. de S. (2021). Melhoria da eficiência energética de condicionadores de ar utilizando sistemas embarcados / Improving the energy efficiency of air conditioners using embedded systems. Brazilian Journal of Development, 7(9), 87355–87373. https://doi.org/10.34117/bjdv7n9-072

Issue

Section

Original Papers