Experiências imersivas: um estudo sobre o impacto de inserir a realidade virtual no ensino a ciências / Immersive experiences: a study on the impact of inserting virtual reality in science teaching

Authors

  • Fabiann Matthaus Dantas Barbosa Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Milena Chrisley Oliveira Barbosa
  • Venicio Favoretti
  • Julio Ferreira Falcão
  • Sandrezza Lima Coelho
  • Sergio Augusto Nunes Monteiro
  • Paulo Sérgio Carlos Arruda
  • Rosiel Camilo Sena
  • Rafael Carvalho de Souza

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n10-033.

Keywords:

Realidade Virtual, Cardboard, Expeditions, RV.

Abstract

O uso da realidade virtual (RV) tem crescido na sociedade em distintos segmentos de modo que sua aplicação tem trazido novas experiências imersivas em diversos âmbitos. Na educação essa tecnologia ainda é pouco explorada, entretanto já é possível encontrar algumas ferramentas para auxiliar no aprendizado e estimular os alunos a procurarem novos conhecimentos. Neste trabalho será apresentado a utilização dos óculos Cardboard e aplicativo Expeditions como ferramenta tecnológica mediadora no processo de aprendizagem dos conteúdos de Ciências, afim de analisar o impacto que a RV pode proporcionar com alunos de 9º ano do Ensino Fundamental no munícipio Lábrea, Estado do Amazonas (AM).

 

 

References

CANTO, T. S. do; ALMEIDA R.D. Mapas feitos por não cartógrafos e a prática cartográfica no ciberespaço. In: Novos rumos da cartografia escolar: currículo, linguagem e tecnologia/ Organização: Rosângela Doin de Almeida- São Paulo: Contexto, 2014.

COLL, C.; MONEREO, C. Psicologia da Educação Virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010.

BRYSON, S. Virtual reality in scientific visualization, Communications of the ACM, p. 62-71, vol. 39, n. 5, May, 1996.

BRAGA, M. Realidade Virtual e Educação, revista de biologia e ciências da terra volume 1, número 1, 2001.

KIRNER, C.; KIRNER, T. Evolução e Tendências da Realidade Virtual e da Realidade Aumentada. In: Realidade Virtual e Aumentada: Aplicações e Tendências. XIII Simpósio de Realidade Virtual e Aumentada. Sociedade Brasileira de Computação. 2014.

MARTINS, V. F. & GUIMARÃES, M.P. Desafios para o uso de Realidade Virtual e Aumentada de maneira efetiva no ensino. In: DEsafIE! - I Workshop de Desafios da Computação Aplicada à Educação - XXXII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, 2012, Curitiba.

NETTO, A.V; MACHADO, L.S.; OLIVEIRA, M.C.F. (2002). Realidade Virtual: Definições, Dispositivos e Aplicações. Tutorial. Revista Eletrônica de Iniciação Científica da SBC. Março de 2002. Ano II, v.II, n.2, ISSN 1519-8219.

Published

2019-10-03

How to Cite

Barbosa, F. M. D., Barbosa, M. C. O., Favoretti, V., Falcão, J. F., Coelho, S. L., Monteiro, S. A. N., Arruda, P. S. C., Sena, R. C., & Souza, R. C. de. (2019). Experiências imersivas: um estudo sobre o impacto de inserir a realidade virtual no ensino a ciências / Immersive experiences: a study on the impact of inserting virtual reality in science teaching. Brazilian Journal of Development, 5(10), 17594–17599. https://doi.org/10.34117/bjdv5n10-033.

Issue

Section

Original Papers