Análise comparativa entre custos de execução de alvenaria em bloco cerâmico vazado, bloco estrutural de concreto e em drywall / Comparative analysis between costs of masonry execution in hollow ceramic block, structural concrete block and drywall

Authors

  • Philipe Leandro Oliveira Alves
  • Maria Tamires Eufrásio de Alcântara
  • Vinícius Alves Ferreira Lustosa Falcão
  • Akiro Meneses Chikushi

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n9-184

Keywords:

Sistemas Construtivos Alternativos, Orçamento Sintético, Comparativo de Custos.

Abstract

A execução de obras civis pode ter custos reduzidos e, ainda assim, garantir a qualidade e a segurança do empreendimento através de sistemas construtivos alternativos. O presente estudo tem como finalidade a análise comparativa dos custos da execução de sistemas construtivos de alvenaria de bloco cerâmico vazado, alvenaria estrutural em bloco de concreto e alvenaria em drywall em uma residência unifamiliar padrão popular. Para este estudo foi elaborado um orçamento sintético para cada alternativa para uma residência, através das tabelas de referência SINAPI 09/2019 e SEINFRA-CE 26.1. Nos resultados realizou-se comparações entre os macrosserviços e os custos totais, apontando que a alvenaria estrutural de bloco de concreto foi 0,78% mais econômica do que a alvenaria de bloco cerâmico, a alvenaria de drywall gerou uma economia de 6,31% em relação à alvenaria de bloco cerâmico, já quando comparados os orçamentos de bloco estrutural e o de alvenaria em drywall, foi possível visualizar uma economia de 5,58% do segundo em relação ao primeiro. Através das análises de custos, concluiu-se que os serviços referentes as estruturas e os itens de revestimento foram os que apresentaram as maiores variações de preço nos orçamentos, assim evidenciando que o sistema construtivo mais econômico para a residência em questão é a alvenaria em gesso acartonado de drywall.

References

BOSSO, D. C. C.; GONÇALVES, F. A. C. M. C.; CASTRO, I. N. Viabilidade econômica,métodos construtivos e patologia na construção de edifícios em alvenaria estrutural. 2010. 90f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2010.

LIMMER, C.V. Planejamento, Orçamentação e Controle de Projetos e Obras. Rio de Janeiro: LTC, 1997.

MATIAS, L.; NUNES, A. F.; CRUZ, R. C. A. L. Desperdícios na construção civil. Revista Campo do Saber, [S. I.], v. 4, n. 3, p.10-10, abr. 2018.

MATTOS, A. D. Como Preparar Orçamentos de Obras. São Paulo: Pini, 2006.

Published

2021-09-13

How to Cite

Alves, P. L. O., de Alcântara, M. T. E., Falcão, V. A. F. L., & Chikushi, A. M. (2021). Análise comparativa entre custos de execução de alvenaria em bloco cerâmico vazado, bloco estrutural de concreto e em drywall / Comparative analysis between costs of masonry execution in hollow ceramic block, structural concrete block and drywall. Brazilian Journal of Development, 7(9), 89008–89017. https://doi.org/10.34117/bjdv7n9-184

Issue

Section

Original Papers