Automação de árvores solares / Solar tree automation

Helvio H. Rodrigues, Rogério Spagnolo, Genaro M. da Silva, João B. Junior

Abstract


Atualmente, a crise energética tornou-se um dos motivadores da pesquisa tecnológica na área de energias renováveis visando à melhoria contínua da captação de energia através do uso de ferramentas e técnicas mais eficientes. A tecnologia apresentada possui como base a junção das seguintes tecnologias: árvores solares, que em suas configurações naturais possuem maior eficiência na captação energética quando comparados com os modelos planos de painéis solares, e um sistema de controle de rastreamento solar (sistema de posicionamento e orientação para melhor disposição e captação de incidência solar). A pesquisa acadêmica apresentada neste projeto tem como objetivo buscar conhecimento nas áreas de estudo da automação sensorial, estudo de células solares flexíveis, aplicação de disposição e convexidade natural das folhas, montagem e elaboração de dispositivos, dimensionamento, projeto teórico e aplicação prática.

 

 


Keywords


Árvore Solar, Automação, Automação de alta eficiência, Energia renovável.

References


AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA, ANEEL, Resolução normativa nº 482. (17 de Abril de 2012).

CRESESB. Manual de Engenharia para Sistemas Fotovoltaicos. Rio de janeiro: PRC-PRODEEM. (1999).

ELETROBRÁS/PROCEL. Conservação de Energia: Eficiência Energética em Instalações e Equipamentos, Itajubá, Minas Gerais: Ed. EFEI. (2006).

FERREIRA, R. R., FILHO, P. C. (2009). Energia Solar FV – Geração de energia limpa (2009).

LOPEZ, R. A. Energia Solar. Artliber. (2012).

NETO, M. R., CARVALHO, P. C. Geração de Energia Elétrica - Fundamentos. Ed. Erica (2012).

RICHARD, H. S. (1963). Patente Nº US 3.073.974. Estados Unidos

RODRIGUES, H. H. Automação de Amplificação do Potencial Energético de Arvores Solares. Conic Semesp - 16° Congresso Nacional de Iniciação Cientíica , (p. 3). São Paulo. (2016). Disponivel em:




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv5n10-035

Refbacks

  • There are currently no refbacks.