A sociabilidade dos jovens do ensino médio de escolas públicas estaduais de João Pessoa-PB / The sociability of youth in João Pessoa-PB state public schools

José de Anchieta Sousa

Abstract


Este artigo é parte integrante da dissertação de mestrado sobre “Juventude, escola e sociabilidade: a escola enquanto espaço de sociabilidade na construção da identidade juvenil dos alunos das escolas públicas estaduais do ensino médio de João Pessoa-PB”. O objetivo deste trabalho é verificar de que forma as escolas públicas estaduais Liceu Paraibano e José Lins do Rego lidam com a sociabilidade dos jovens educandos, configurando-se como um espaço de encontro e de relações sociais de qualidade. A   imersão no campo empírico   da pesquisa   se constituiu na realização de procedimentos como: análise documental e aplicação de um questionário junto aos alunos participantes deste estudo e observações durante todo o processo de coleta de dados. As análises das informações, depois de construído um banco de dados via Excel-2007, foram processadas através da ferramenta estatística,­­­­­­ que possibilitou um detalhamento da realidade investigada. Na primeira parte, apresentamos algumas considerações de estudos sobre a sociabilidade juvenil, ensino médio e referencial teórico-metodológico   construído para a sua realização. Dando continuidade, abordamos aspectos que dizem respeito à dimensão da sociabilidade juvenil e da escola, na dimensão da sociabilidade juvenil. Finalizado, apontamos elementos conclusivos do estudo, que assinalam possíveis contribuições para repensarmos o processo de sociabilidade juvenil nos espaços escolares de acordo com as práticas sociais da sociedade moderna.

 

 


Keywords


Sociabilidade. Jovem do ensino médio. Escola pública.

References


ABRANTES, Pedro. Os sentidos da Escola: identidades juvenis e dinâmicas de escolaridade. Oeiras, Portugal: Celta Editora, 2003.

ABRAMO, Helena Wendel. Cenas Juvenis: punkse darks no espetáculo urbano. São Paulo: Escrita, 1994.

ABROMOVAY, Miriam. Juventude Violência e Vulnerabiliade Social na América Latina: desafios para políticas. Brasília; UNESCO. BID, 2002

ABROMOVAY, Miriam. et al. Escola inovadora experiência bem sucedida em escolas públicas. Brasília: UNESCO. 2003.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. ABROMOVAY, Miriam Lisboa: Edição 70, 1977.

BRASLAVSKY, Cecilia . Aprender a viver juntos: educação para a integração na diversidade, BRASLAVSKY : 2002

CARRANO, Paulo (Orgs.). O jovem como sujeito do Ensino Médio. Formação de professores do Ensino Médio, Etapa I – Caderno II. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Curitiba: UFPR/Setor de Educação, 2013.

DAYRELL, Juarez Tarcísio. A escola como espaço sociocultural. In: Múltiplos olhares sobre educação e cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1996.

DAYREL, Juarez. A Escola "FAZ" as Juventudes? Reflexões em Torno da Socialização Juvenil. 2006. Disponível em: . Acesso em: 07 jan. 2015

SOUZA, Regina Magalhães. Escola e juventude: o aprender a aprender. São Paulo: EDUC/Paulus, 2003.

FRANCO, Maria Loura Barbosa. Análise de conteúdo. 3. ed. Brasília: Liber

Livro, 2008. (Coleção Série Pesquisa, v.6).

SPOSITO, Marília Pontes. Algumas Reflexões e muitas indagações Sobre as Relações entre Juventude e Escola no Brasil. 2005. Retratos da Juventude. Disponível em: . Acesso em: 10 dez. 2014.

SPOSITO Marília Pontes; GALVÃO, Izabel. Reflexão sobre alguns desafios do ensino médio no brasil hoje. (s.l.p. 2004)

SPOSITO, Marilia Pontes. Algumas reflexões e muitas indagações sobre as relações entre juventude e escola no Brasil. In: BRANCO, Pedro Paulo Martoni; ABRAMO, Helena Wendel. (Org.). Retratos da juventude brasileira: análises de uma pesquisa nacional. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2005. p.87-127

UNESCO. Políticas públicas de/para/com juventudes. 2. ed. Brasília: UNESCO, 2004.

WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, Tadeu Tomaz da. (Org) Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais.Tradução: Tomaz Tadeu da Silva. 3.ed. Petrópolis RJ: Vozes, 2004. p. 7-52.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv5n10-037

Refbacks

  • There are currently no refbacks.