A favelização no Estado do Rio de Janeiro: Reflexões a partir do Norte Fluminense / The favelization in the State of Rio de Janeiro: Reflections from the North Fluminense

Authors

  • Paulo Jonas dos Santos Júnior Universidade Candido Mendes
  • Fábio Barbosa Batista Universidade Candido Mendes
  • Renata Souza Poubel de Paula Universidade Candido Mendes
  • Ludmila Gonçalves da Matta Universidade Candido Mendes

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv3n2-36

Keywords:

Sociedade, Norte Fluminense, Planejamento, Favela

Abstract

O presente artigo pretendeu refletir sobre o impacto da favelização no Norte Fluminense, em especial nos municípios considerados como polos regionais, Macaé e Campos dos Goytacazes. A favelização não é um problema recente no Brasil, porém este tipo de ocupação residencial sempre esteve ligado às grandes capitais e suas regiões metropolitanas. Contudo, com o início da exploração de petróleo na década de 1970, a Região Norte Fluminense vem vivendo uma ascensão financeira, atraindo migrantes de diversas áreas do estado e de estados vizinhos, o que gerou uma forte disputa pelos postos de trabalho, deixando aqueles que não conseguiriam se inserir à margem do sistema produtivo, consequentemente fazendo crescer a periferia e as moradias em condições precárias como as favelas. Esta análise se torna relevante uma vez que a Região Norte Fluminense é a mais rica do Estado do Rio de Janeiro, e, ao mesmo tempo, tem registrado grande crescimento no número de favelas.

Author Biographies

Paulo Jonas dos Santos Júnior, Universidade Candido Mendes

Doutorando em Planejamento Regional e Gestão da Cidade

Fábio Barbosa Batista, Universidade Candido Mendes

Doutorando em Planejamento Regional e Gestão da Cidade

Renata Souza Poubel de Paula, Universidade Candido Mendes

Mestranda em Planejamento Regional e Gestão da Cidade

Ludmila Gonçalves da Matta, Universidade Candido Mendes

Doutora em Sociologia Política

Docente do programa de Mestrado e Doutorado em Planejamento Regional e Gestão da Cidade

References

ARRUDA; Ana Paula Serpa Nogueira de. Política habitacional e remoção de favelas em cidades de porte médio: a experiência do conjunto habitacional Aldeia em Campos dos Goytacazes. 2009. 166 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Sociais) – Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Campos dos Goytacazes-RJ, 2009. Disponível em: <http://uenf.br/pos-graduacao/politicassociais/files/2015/06/ANA-PAULA-SERPA-NOGUEIRA-DEARRUDA.compressed.pdf >. Acesso em: 12 ago 2016.

ARRUDA, José; PILETTI, Nelson. Toda a História: história Geral e história do Brasil. São Paulo: Saraiva, 2007.

AZEVEDO, Israel Belo de. O prazer da produção científica: diretrizes para a elaboração de trabalhos acadêmicos. Piracicaba: UNIMEP, 1992.

BARIOS, Irina; FUENTES, María T.; RODRIGUEZ, Francisco J. Introducción a la metodología de las investigaciones sociales. La Habana: Editora Política, 1994.

BAUMAN, Zigmunt. Comunidade: a busca por segurança no mundo atual. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.

COTRIM, Gilberto. História global. São Paulo: Saraiva, 2013.

DEMO, Pedro. Política social, educação e cidadania. Campinas, SP: Papirus, 1994.

GALDO, Rafael. Favelas cresceram mais no interior do que na Região Metropolitana: aumento foi de 121%; só em Macaé, são 36.233 vivendo em comunidades. Jornal O Globo, 26 nov 2011. Disponível em:

<http://www.aarffsa.com.br/noticias4/27121116.pdf>. Acessado em: 29 ago 2016.

______. Norte Fluminense: fronteiras de uma região que vive entre a pobreza e a prosperidade. Jornal O Globo, 14 set 2014. Disponível em:

<http://oglobo.globo.com/brasil/norte-fluminense-fronteiras-de-uma-regiao-que-viveentre-pobreza-a-prosperidade-13932124>. Acesso em: 29 ago 2016.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSITCA (IBGE). Censo demográfico 2010. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2010/>. Acesso em: 10 ago. 2016.

MÔNICA, Cláudio Sancho (coord.). Royalties do petróleo. Disponível em: <http://www.tcm.rj.gov.br/Noticias/3072/01ROYA~1.PDF>. Acesso em: 29 ago 2016.

MUSEUS DO RIO. Disponível em: <http://www.museusdorio.com.br/joomla/>. Acesso em: 12 jun. 2016.

TRIBUNAL DE CONTAS DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO (TCMRJ). Disponível em: <http://www.tcm.rj.gov.br/WEB/Site/Destaques.aspx>. Acesso em: 12 set 2016.

WEBER, M. Economia e Sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva. Brasília: UNB, 1999.

Published

2017-05-16

How to Cite

Santos Júnior, P. J. dos, Batista, F. B., Paula, R. S. P. de, & Matta, L. G. da. (2017). A favelização no Estado do Rio de Janeiro: Reflexões a partir do Norte Fluminense / The favelization in the State of Rio de Janeiro: Reflections from the North Fluminense. Brazilian Journal of Development, 3(2), 340–349. https://doi.org/10.34117/bjdv3n2-36

Issue

Section

Original Papers