A importância da educação ambiental para Campo Grande (MS): projeto P.A.I.S. na escola agrícola / The importance of environmental education for Campo Grande (MS): P.A.I.S. in the agricultural school

Authors

  • Marcelo Augusto Ferreira Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Felipe Gavioli Diniz

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n9-299

Keywords:

Agroecologia, Educação ambiental, Projeto P.A.I.S.

Abstract

Com o advento da revolução industrial e a expansão na utilização dos recursos naturais em meados do século XIX, os processos de produção começaram a ser analisados com um caráter de percepção mais crítico por parte da sociedade. Deste modo, busca-se um despertamento do pensamento crítico/ecológico na população, fazendo com que houvesse a promulgação do conceito que hoje se institui como desenvolvimento sustentável. Todavia, articulou-se o seguinte problema de investigação: Qual a relevância de se executar o Projeto de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (P.A.I.S.)  em  escola  agrícola  de  Campo  Grande-MS?  Pelo  exposto,  definiu-se  o  objetivo geral em identificar as potencialidades do Projeto de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (P.A.I.S.), e os mecanismos utilizados para o desenvolvimento da agricultura sustentável na escolar agrícola em Campo Grande-MS. O trabalho, parte de uma pesquisa qualitativa, a qual apresentou um estudo de caso dos autores, que vivenciaram a pesquisa de campo, observando e relatando a forma com que a tecnologia do Projeto P.A.I.S. foi inserida no ambiente escolar, os métodos utilizados no processo de produção dos cultivares, bem como, as práticas que foram adotadas para se ter um sistema de produção ecologicamente correto. Os resultados se basearam em um método de produção agroecológico, ou seja, no uso de medidas sustentáveis em relação ao que é produzido na escola e na assimilação dos/das estudantes em caráter construtivo e educativo na síntese da construção da praxis do conhecimento. Portanto, com esta pesquisa, evidenciaram-se a aplicação dos elementos da agroecologia nas aulas práticas do ensino regular (fundamental e médio), onde foi utilizado métodos sustentáveis na produção das hortaliças cultivadas e na criação das aves do projeto, contribuindo no fortalecimento de um sistema de produção que não comprometa/degrada o meio ambiente.

 

References

ALMEIDA, Rosemeire Aparecida de (Org.). Educação do Campo: fundamentos filosóficos, sociológicos, históricos, políticos e econômicos - Módulo III. Campo Grande, MS: Editora da UFMS, 2013.

ALTIERI, M. Agroecologia: a dinâmica produtiva da Agricultura Sustentável. Ed UFRGS; IV edição; 110p. 2004

ARROYO, Miguel G.; FERNANDES, Bernardo Mançano. A educação básica e o movimento social do campo. Brasília, DF: Articulação Nacional Por uma Educação Básica do Campo, 1999. (Coleção por uma Educação Básica do Campo, nº 2).

ARROYO, Miguel G; CALDART, Roseli S; MOLINA, Mônica C; (orgs.). Por uma educação do campo. Petrópolis: Vozes, 2004.

BRANDÃO, C. Rodrigues. O que é educação. São Paulo: Abril Cultura; Brasiliense, 1985.

BRASIL. LDB, Lei 9394/96 Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

Brasília: Corde, 1996.

BRASIL. Constituição. República Federativa do Brasil, 1824, 1891 e 1988.

Ministério da Educação.

CALDART, Roseli Salete. Educação do Campo: Identidade e Políticas Públicas Brasília, DF: Articulação Nacional por uma Educação do Campo, 2002. Coleção Por uma Educação do Campo, nº 4.

CAPORAL, F. R.; COSTABEBER, J. A. Agroecologia e extensão rural: contribuições para a promoção do desenvolvimento rural sustentável. Brasília: MDA/SAF/DATER-IICA. 2004.

CMMAD (1991). Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. Nosso Futuro Comum (2ª Ed.). Rio de Janeiro: Editora da Fundação Getúlio Vargas (430 p.).

KOLLING, Edgar Jorge; NÉRY, Ir; MOLINA, Mônica Castagna (ORG). Por uma educação básica do campo. Brasília: Editora Universidade Brasília, 1999. (Coleção Por uma Educação Básica do campo, nº 1).

LEFF, Enrique. Racionalidade Ambiental: a reapropriação social da natureza. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.

Manual/Documento Referencial - “PAIS 2012 Versão Agosto 2012”. Disponivel 2.0 em: www.planetaorganico.com.br. Acesso em: 29/08/2016.

SILVA, Maria do Socorro. Educação do campo: semeando sonhos...cultivando direitos. Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura CONTAG, Brasília/DF, 2004.

Published

2021-09-20

How to Cite

Ferreira, M. A., & Diniz, F. G. (2021). A importância da educação ambiental para Campo Grande (MS): projeto P.A.I.S. na escola agrícola / The importance of environmental education for Campo Grande (MS): P.A.I.S. in the agricultural school. Brazilian Journal of Development, 7(9), 90736–90749. https://doi.org/10.34117/bjdv7n9-299

Issue

Section

Original Papers