Uma abordagem teórico prática na modelagem de funções trigonométricas no ensino médio: união entre a resolução de problemas e o cálculo diferencial e integral / A theoretical practical approach to modeling trigonometric functions in high school: union between problem solving and differential and integral calculus

Authors

  • Augusto Ost
  • Giovani Marcelo Schmidt

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n9-385

Keywords:

Resolução de Problemas, Ensino e Aprendizagem, Funções Trigonométricas, Cálculo Diferencial e Integral.

Abstract

Diversos autores estudam formas de integrar fatos ou elementos do cotidiano em que vive o discente com o conteúdo ensinado em sala de aula. Nesse contexto, vislumbra-se a metodologia de resolução de problemas como meio para o alcance de resultados satisfatórios, pois possibilita o engajamento e um maior interesse deste discente na aprendizagem e construção do conhecimento. Com base nessa ideia, o presente trabalho apresenta uma sequência de atividades de ensino e aprendizagem utilizando a metodologia de resolução de problemas, tendo como objetivo determinar a superfície total de um telhado por meio da modelagem de uma  telha de fibrocimento, utilizada na cobertura de construções. Para isso, foram necessários os conhecimentos sobre funções trigonométricas e a apresentação e discussão de conceitos iniciais do Cálculo diferencial e Integral (ensino médio), que em conjunto com a utilização do Geogebra possibilita a aplicação de tais conceitos, bem como a validação dos resultados obtidos. Vislumbra-se a aplicação dessa proposta de ensino e aprendizagem tanto no ensino médio, por meio do debate das ideias iniciais dos conceitos do Cálculo Diferencial e Integral e com o apoio de softwares, ou no ensino superior, onde há a possibilidade da abordagem de assuntos reais para o desenvolvimento de conteúdos matemáticos, geralmente trabalhados de forma puramente teórica.

References

BRASIL. Secretaria de Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Terceiro e quarto ciclo do ensino fundamental. Brasília: MEC, 1998.

ONUCHIC, L. de L. R. Ensino-aprendizagem de matemática através da resolução de problemas. In: BICUDO, M.A.V. (org.) Pesquisa em Educação Matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: Ed UNESP, 1999, (p.199-217).

PARRA, C.; Didática da matemática: reflexões psicopedagógicas / Cecília Parra, Irma Saiz.[et. al.]; trad. Juan Acunã Llorens. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

PRADO, M. A.; ALLEVATO, N. S. G. O Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Geometria através da Resolução de Problemas. Acta Scientiae, Canoas, v. 12, n.1, p.24-42, Jan.-Jun. 2010.

SANTOS, Maria Isabel Ferreira; SILVA, Rafael Roberto; CORDEIRO JUNIOR, Reginaldo Amaral. O Software geogebra como ferramenta de ensino nas disciplinas de cálculo. Brazilian Journal Of Development, [S.L.], v. 6, n. 1, p. 2169-2179, 2020. Brazilian Journal of Development. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv6n1-157.

SANTOS, Maria Cristina Elyote Marques; LOPO, Alexandre Boleira; SANTOS, Paulo César Marques Andrade. Ensino e avaliação de cálculo diferencial e integral no ensino superior com tic-tecnologia da informação e comunicação. Brazilian Journal Of Development, [S.L.], v. 5, n. 8, p. 11276-11287, 2019. Brazilian Journal of Development. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv5n8-010.

SEELEY, R.T. Cálculo de uma variável. V. 1. Trad. João Bosco Pitombeira de Carvalho. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1973.

STEWART, James. Cálculo: Volume 1. 6. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2013.

STEWART, James. Cálculo: Volume 2. 6. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2012.

Published

2021-09-23

How to Cite

Ost, A., & Schmidt, G. M. (2021). Uma abordagem teórico prática na modelagem de funções trigonométricas no ensino médio: união entre a resolução de problemas e o cálculo diferencial e integral / A theoretical practical approach to modeling trigonometric functions in high school: union between problem solving and differential and integral calculus. Brazilian Journal of Development, 7(9), 91960–91979. https://doi.org/10.34117/bjdv7n9-385

Issue

Section

Original Papers