Quiz consumo consciente: um aplicativo educacional para conscientização do consumo de produtos e serviços/ Conscious consumption quiz: an educational application for consumering products and services consumption

Fabio Ventorim Siqueira, Marcia Gonçalves Oliveira, Edilson Luiz, Kamila Scalzer

Abstract


A transformação social na qual a sociedade contemporânea está inserida faz com que a . Devido a falta de orientação, todos os anos milhares de pessoas são lesadas ou se acidentam ao contratar um serviço ou utilizar um produto. Neste trabalho, mostramos que mais da metade da população entrevistada desconhece recomendações básicas que poderiam garantir uma relação saudável em atividades realizadas rotineiramente, como por exemplo: abastecer um veículo, despachar uma mala no aeroporto ou comprar um brinquedo. Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de uma relação saudável no consumo de produtos e serviços, desenvolvemos o Quiz Consumo Consciente, um aplicativo educacional que utiliza conceitos de gamificação e tem como finalidade educar, de maneira divertida e atraente, os jovens consumidores com recomendações do Inmetro. Como resultado desta proposta de conscientização, espera-se uma redução no número de acidentes de consumo e prejuízos financeiros que diariamente afetam grande parte da população


Keywords


Educação de Consumo, Relação de Consumo, Aplicativo Educacional, Quiz Consumo Consciente

References


FARDO, Marcelo Luis. A gamificação aplicada em ambientes de aprendizagem. Renote: Revista Novas Tecnologias na Educação, Rio Grande do Sul, v. 11, n. 1, 2013. Disponível em: . Acesso em: 20 jun. 2018.

GARDNER. Howard. Estruturas da mente: a teoria das inteligências múltiplas. Porto Alegre: ArtMed, 1994.

GODINHO, Maisa Basso. O papel do jogo computacional veritek na alfabetização. 2004. 81 f. Monografia (Especialização em Informática na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004. Disponível em: . Acesso em: 22 abr. 2017.

GRAMSCI, Antônio. Os Intelectuais e a organização da cultura. 4. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1982.

MORATORI, P.B. Por que utilizar jogos educativos no processo de ensino aprendizagem?. 2003. 33 f. Dissertação (Mestrado de Informática aplicada à Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2003.

Disponível em: . Acesso em: 01 out. 2017.

NERI, Marcelo et al. Motivos da evasão escolar. FGV Social - Centro de Políticas Sociais. Abr. 2009. Disponível em: . Acesso em: 20 jun. 2018.

PIAGET, Jean. O nascimento da inteligência na criança. 4. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1982.

SÁ FILHO, Clovis Soares; MACHADO, E. de C. O computador como agente transformador da educação e o papel do objeto de aprendizagem.

In: SEMINÁRIO NACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 1., 2003, Belo Horizonte. Anais Eletrônicos..., Belo Horizonte: ABED, 2003. Disponível em: . Acesso em: 22 jun. 2018.

VYGOTSKY, Lev Semyonovich. O papel do brinquedo no desenvolvimento. In: ________. A formação da mente. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1994




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv5n10-071

Refbacks

  • There are currently no refbacks.