Planejamento matemático para otimização de içamento em operações offshore / Mathematical planning for lifting optimization in offshore operations

Authors

  • Jaqueline Azevedo Alheiro da Silva
  • Fernando Vieira Guimarães Braga
  • Pedro Cunha Campos Roquette
  • Raquel Lima Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n9-488

Keywords:

Içamento, Carga, Movimentação, Fator, Segurança.

Abstract

Este estudo apresenta os principais fatores que devem ser considerados para se definir um bom plano de içamento baseando-se em normas técnicas nacionais e internacionais relacionadas a operações de içamento e movimentação de cargas, como ABNT NBR-13541, DNVGL-ST-N001 e ASME B30.9.2010.

Apesar do plano de içamento em operações onshore ser tão importante quanto em operações offshore, o presente trabalho está dedicado apenas ao cenário offshore, devido a intensidade das forças dinâmicas que atuam na carga, na lingada e no guindaste ser bem maior que o valor da carga estática do içamento, por questões de condições ambientais, meteoceanográficas e movimentação da embarcação relacionadas com este cenário.

Este trabalho também, menciona a importância da montagem correta e da compatibilidade dos acessórios que compõem as lingadas de içamento, além de apresentar por meio de um estudo de caso, um passo a passo para a elaboração de um plano de içamento no cenário offshore, cujo o içamento consistirá em elevar um equipamento, transportando-o de um navio para um outro em alto-mar, além disso será demostrando alguns cálculos para este plano de modo a otimizar a atividade a ser realizada, visando a rapidez e a segurança da operação, levando-se em consideração os fatores de segurança relacionados a carga devido à presença bem significativa das forças dinâmicas atuantes.

 

References

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS – ABNT. NBR-13541-1: Linga de cabo de aço – Parte 1: Requisitos e métodos de ensaio. Rio de Janeiro, 2012.

NAVARRO, Antonio F. Acidentes causados durante a movimentação de cargas. Disponívelem:<https://www.editoraroncarati.com.br/v2/phocadownload/artigos_e_estudos/Acidentes_Causados_Durante_a_Movimentacao_de_Cargas.pdf> Acessado em: 10 de abril de 2020.

NOBLE DENTON MARINE SERVICES – DNVGL-ST-N001. Marine operations and marine warranty. Norway, 2016.

RODRIGUEZ, Juan. How to Create a Rigging Plan. Disponível em: <https://www.thebalancesmb.com/rigging-plans-and-creating-lift-plan-844988> Acessado em: 07 de abril de 2020.RONCETTI, Leonardo. Os desafios de içamentos em perações offshore. Disponível em: <https://cursostechcon.eng.br/icamento-offshore/icamentos-em-operacoes-offshore/>

RONCETTI, Leonardo. PLANOS DE RIGGING A importância de bons projetos de içamento para segurança e racionalização das obras. Disponível em: <http://techcon.eng.br/wp-content/uploads/2015/12/A-import%C3%A2ncia-de-bons-projetos-de-i%C3%A7amentoparaseguran%C3%A7aeracionaliza%C3%A7%C3%A3o-das-obras.pdf>

THE AMERICAN SOCIETY OF MECHANICAL ENGINEERS – ASME B30.9.2010: Slings - Safety Standard for Cableways, Cranes, Derricks, Hoists Hook, Jacks and Slings. New York - USA, 2010.

Published

2021-09-27

How to Cite

da Silva, J. A. A., Braga, F. V. G., Roquette, P. C. C., & Oliveira, R. L. (2021). Planejamento matemático para otimização de içamento em operações offshore / Mathematical planning for lifting optimization in offshore operations. Brazilian Journal of Development, 7(9), 93435–93450. https://doi.org/10.34117/bjdv7n9-488

Issue

Section

Original Papers