A mulher no espaço público: a importunação sexual e o imaginário social / The woman in public space: the sexual harassment and the social imaginary

Authors

  • Vicentina dos Santos Vasques Xavier

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n9-525

Keywords:

Mulher, Espaço Público, Importunação Sexual E Imaginário Social.

Abstract

O trabalho analisa a cena de importunação sexual em que a parlamentar, a Deputada Estadual Isa Penna (PSOL), sofreu da parte do também Deputado Fernando Cury (Cidadania), em São Paulo, em 16 de dezembro de 2020, em meio a? votac?a?o do orçamento do Estado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. O objetivo é compreender como o discurso de importunação sexual afeta o sujeito pelo simbólico e como este é interpelado pela ideologia. Pela perspectiva discursiva, o sujeito resulta da interpelação do indivíduo pela ideologia, num assujeitamento, conceito que explica que para ser sujeito de algo ou de alguma coisa, o indivíduo é afetado pelo simbólico. O pressuposto encaminha para o imaginário, fazendo funcionar o imaginário social que liga a ideologia às condições reais de existência (ORLANDI, 2015). Dessa forma, se constitui o sujeito, que é base da forma sujeito histórica da sociedade. Com isso, refletimos a partir de outros pré-construídos (PÊCHEUX, 2009), em oposição ao feminino, naturalizando o discurso de violência contra a mulher, como mulheres são fracas e homens são fortes; mulheres são sensíveis e homens são durões, percebemos que esses estereótipos são resultado de uma cultura machista que promove a submissão e a inferiorizarão da mulher, o que as coloca como alvo da violência, controle e dominação dos homens.

References

BOCCHI, A. F. A. O funcionamento Discursivo de testemunhos de violência no parto: movimentos de sentido entre o jurídico e o equívoco In: ZOPPI FONTANA, M.; FERRARI, A. J. Mulheres em discurso: Gênero, Linguagem e Ideologia. 1. Ed. Campinas: Editora Pontes, 2017.

FEDERICI, Silvia. Calibã e a bruxa. Mulheres, corpo e acumulação primitiva. Trad. de Coletivo Sycorax. São Paulo: Elefante, 2017.

HENRY, Paul. Os fundamentos teóricos da “Análise Automática do Discurso” de Michel Pêcheux. Tradução de Eni Puccineli Orlandi. In: GADET, Françoise; HAK, Tony. (orgs.). Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. 5 ed. Campinas: Unicamp, 2014.

LEI Nº 13.718, DE 24 DE SETEMBRO DE 2018, Lei para punir a importunação sexual e de divulgação de cena de estupro. << https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/lei/l13718.htm.>>. Acesso em 21 de dezembro de 2020.

LINS, Regina Navarro, 1948- A cama na varanda: arejando nossas ideias a respeito de amor e sexo: novas tendências / Regina Navarro Lins. - Ed. rev. e ampliada. - Rio de Janeiro: BestSeller, 2007.

MALDIDIER, Denise. A inquietação do discurso – (Re)Ler Michel Pêcheux hoje. Trad.: Eni Orlandi. Campinas: Pontes, 2003.

ORLANDI, E. P. Discurso, imaginário social e conhecimento. Em Aberto, Brasília, ano 14, n.61, jan. /mar. 1994.

ORLANDI, E. P. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2007.

ORLANDI, E. P. Análise de Discurso. Princípios e procedimentos. Campinas-SP: Pontes, 2010.

ORLANDI, E. P. Linguagem e educação social: a relação sujeito, indivíduo e pessoa. Revelando o outro: fotojornalismo e representações da pobreza no sertão. Revista Rua, Campinas, Número 21 – Volume 2. Novembro 2015, p. 187 – 198.

PÊCHEUX, M. Análise Automática do Discurso (AAD-69) IN GADET, F. HAK, T. (Org.). Por Uma Análise Automática do Discurso: Uma Introdução à Obra de Michel Pêcheux. 3ª Ed. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1997.

PÊCHEUX, M. Semântica e Discurso – uma crítica à afirmação do óbvio. Tradução de Eni Pulcinelli Orlandi. Campinas: Editora da UNICAMP, [1975] 2009.

PÊCHEUX, M.; FUCHS, C. A propósito da Análise Automática do Discurso: atualização e perspectivas. Tradução de Péricles Cunha. In: GADET, F.; HAK, T. (Orgs.). Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. 3. ed. Campinas: Unicamp, 2014 [1975].

PÊCHEUX, M. [1969]; Análise Automática do Discurso (AAD– 69). In: GADET, F.; HAK, T. (Orgs.). Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2014.

PÊCHEUX, M. Papel da memória. Em: Achard, P. et al. Papel da memória (Nunes, J.H., Trad. e Intr.). Campinas: Pontes, 2015.

ZOOPI, F. FERRARI, A. J. Mulheres em discurso: gênero, linguagem e ideologia - volume 1/Mónica G. Zoppi Fontana/Ana Josefina Ferrari (Orgs.) Campinas, SP: Pontes Editores, 2017.

Published

2021-09-29

How to Cite

Xavier, V. dos S. V. (2021). A mulher no espaço público: a importunação sexual e o imaginário social / The woman in public space: the sexual harassment and the social imaginary. Brazilian Journal of Development, 7(9), 94010–94027. https://doi.org/10.34117/bjdv7n9-525

Issue

Section

Original Papers