A Importância da Indústria para o desenvolvimento de Ijuí, RS: situação atual, especialização e proposta de ações / The Importance of Industry for the development of Ijuí, RS: current situation, specialization and proposal of actions

José Valdemir Muenchen, Jesildo Moura De Lima, Patrícia Kischner, David Basso

Abstract


O objetivo deste trabalho é discutir aspectos relativos a evolução do processo de desenvolvimento da indústria local. Pretende-se a partir de uma proposta metodológica para o estudo da dinâmica de desenvolvimento local, identificar e analisar os principais condicionantes que moldaram e configuraram o quadro vigente, identificando períodos de expansão e de crise na dinâmica industrial e sugerir algumas linhas de ação com vistas a desenvolvimento do setor industrial no município de Ijuí, RS. Os resultados apontam que do ponto de vista histórico podem ser identificados quatro períodos distintos na evolução da dinâmica industrial do município e que permitem explicar e entender a situação atual. Com a utilização dos Quocientes Locacionais (QL) é possível identificar setores industriais que desenvolvem atividades propulsivas no qual encontramos empresas que atuam no mercado nacional e internacional. Aqui estão incluídos, um pequeno número de empresas que tem grande capacidade de investimentos em gestão, em infraestrutura, em inovação e tecnologia, em pesquisa, em formação e treinamento, se constituindo em empreendimentos tipicamente capitalistas e com capacidade de reprodução ampliada. De outra parte, os QL permitiram também identificar um conjunto de empresas que desenvolvem atividades reflexas e que atuam no mercado local e regional. Têm baixa capacidade de investimento em pesquisa, formação e treinamento e em gestão e, são empresas que do ponto de vista tecnológico, estão defasadas e não adotam o planejamento estratégico como referência de gestão e de processo de tomada de decisão.

 

 

 


Keywords


Desenvolvimento, Indústria, Ijuí

References


BASSO, D. Que olhar lançar ao mundo? Pressupostos teórico-metodológicos para explicar situações de desenvolvimento. In: SIEDENBERG, D. R.; KELM, M. L. (Org). O desenvolvimento sob diferentes olhares. Saarbrücken, Deutschland, Novas Edições Acadêmicas, 2014. P. 13 – 34

BASSO, D.; MUENCHEN, J. V. Contribuição de diferentes tipos de empresas industriais para o desenvolvimento local: o caso do município de Ijuí/RS. Desenvolvimento em Questão, Ijuí: Ed. Unijuí, v. 4, n. 7, p. 95-125, 2006.

BASSO, D.; SILVA NETO, B.; STOFFEL, J. Concentração e especialização em setores industriais na Região Noroeste Colonial do Rio Grande do Sul. Indicadores Econômicos FEE, Porto Alegre, v. 33, n. 3, p. 163-174, 2005.

BASSO, David et al. Estudo da dinâmica e perspectivas da indústria de Ijuí/RS. Ijuí: Ed. Unijuí, 2000. (Série Relatório de Pesquisa).

BRIDIER, M.; MICHAILOF, S. Guide Pratique d’Anályse de Projets: evaluation et choix des projets d’investissements. 4. ed. Paris: Econômica, 1987.

CASTRO, Antônio Barros de. 7 Ensaios sobre a Economia Brasileira. 3. ed. Ed. Forense Universitária, 1980. Volumes I e II.

DEEPASK. Evolução do Valor Adicionado Bruto. Disponível em: http://www.deepask.com/goes?page=Confira-o-VAB-da-industria-no-PIB-do-seu-municipio. Consultado em 10/09/2018.

MINISTÉRIO DE TRABALHO. Dados sobre a evolução do número de empresas e do emrego formal. MTE/RAIS e CAGED. Disponível em: http://bi.mte.gov.br/scripts10/dardoweb.cgi. Consultado em 10/09/2018

MUENCHEN, J. V. e CASTOLDI, A. A evolução do setor industrial do município de Ijuí-RS. Desenvolvimento em Questão. Editora UNIJUÍ, Ano 2. no 4 – jul/dez 2004. p. 141 - 159

MUENCHEN, J. V., BASSO, D. Valor Bruto da Produção, Valor Agregado e Renda Gerada no APL Celeiro In: planejamento estratégico de arranjos produtivos locais: plano de desenvolvimento do APL agroindústria familiar da região Celeiro 2014 - 2020.1 ed. Ijuí, RS: Editora UNIJUÍ, 2014, v.1, p. 149-190.

MUENCHEN, Jose Valdemir et al. Estudo da dinâmica e perspectivas da indústria de Ijuí/RS: setor de esquadrias e gráfico. Ijuí: Ed. Unijuí, 2001. (Série Relatório de Pesquisa).

PAIVA, Carlos Águedo. Termo de referência para a implantação de políticas de desenvolvimento econômico regional baseadas nas particularidades produtivas dos territórios. Sebrae pr 2022. Disponível em: http://www.sdect.rs.gov.br/upload/arquivos/carga20170526/04092650-1417689275-termo-20de-20refer-c3-aancia-20sebrae.pdf. Consulta em 08/11/2017.

SACHS, Ignacy. Espaço, tempo e estratégias de desenvolvimento. São Paulo. Ed. Vértice. 1986.

WEBER, Regina. Os inícios de industrialização em Ijuí. Ijuí: Livraria Unijuí Editora, 1987. (Coleção Centenário de Ijuí, 01).




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv5n10-094

Refbacks

  • There are currently no refbacks.