Patrimônios educativos e literatura: o patrimônio em versos na educação básica em São Bernardo – MA / Educational heritage and literature: heritage in verses in basic education in São Bernardo – MA

Áurea da Paz Pinheiro, Jhon Lennon de Lima Silva, Keila Carvalho Chanove

Abstract


Este trabalho tem como abordagem central as discussões teórico-metodológicas relacionadas ao patrimônio natural e cultural, educação patrimonial e territórios educativos de uma comunidade rural localizada na cidade maranhense de São Bernardo; bem como a descrição e análise de atividades de leitura e escrita literária realizadas na educação básica, especificamente; na Escola Municipal José de Freitas, escola pública municipal de ensino fundamental, localizada no Povoado São Raimundo, em São Bernardo-MA, região do Baixo Parnaíba Maranhense. Dessa forma, este estudo tem como objetivo mostrar as práxis de leitura e escrita com o gênero literário poema-imagem desenvolvidas com alunos do 7º ano da escola em questão, no período de 16 a 27/07/2019; considerando a comunidade como um território sociocultural detentor de patrimônios significativos para a localidade e entorno. Metodologicamente, aplicamos nesta investigação revisão de literatura constituída, principalmente, pelas proposições teóricas acerca das concepções de patrimônio, educação patrimonial e práticas de ensino e aprendizagem em língua portuguesa e literaturas, tais como as de Pinheiro (2011), Tolentino (2013), Passarelli (2012) e Lopes (2007). Paralelamente a esses apontamentos, buscamos descrever as práticas de leitura, escrita e reescrita textual do poema-imagem, ação didática desenvolvida na disciplina de língua portuguesa, atendendo a parte diversificada do currículo escolar do município. Em seguida, optamos por mostrar e analisar alguns textos produzidos pelos discentes durante as aulas, produções literárias que são frutos de uma educação patrimonial contextualizada e planejada. O estudo considerou, em linhas gerais, que a educação patrimonial deve ser entendida como uma proposta de ensino, aprendizagem e interpretação do patrimônio, podendo ocorrer de forma dinâmica e criativa em espaços formais e não formais de ensino, e que se bem planejada, direcionada e inserida em um contexto sociocultural, pode colaborar no desenvolvimento de competências e habilidades de alunos da educação pública brasileira, como no caso da instituição escolar apresentada. Além disso, percebemos que a comunidade possui um rico e complexo patrimônio cultural que ainda não foi conhecido, reconhecido, registrado, documentado e comunicado devido à ausência de pesquisas e ações voltadas para os estudos patrimoniais na cidade e no povoado, cabendo assim; à escola e gestão pública mobilizarem estratégias e saberes de salvaguarda dos patrimônios existentes.

 

 


Keywords


Patrimônios Educativos, Literatura, São Bernardo-MA.

References


COLOMER. Teresa. Andar entre Livros: a leitura literária na escola. Tradução: Laura Sandroni. São Paulo: Global, 2007.

COSSON, Rildo. Letramento Literário: teoria e prática. 2ª ed. São Paulo: Contexto, 2014.

FLORÊNCIO, Sônia Rampim, et al. Educação Patrimonial: Histórico, Conceitos e Processos. Instituto do Patrimônio Histórico Nacional, 2014.

LOPES, Maria Suely de Oliveira. Reflexões sobre Poesia e Poema. Letras em Revista. V. 1, n. 1 (ago. / dez.). Teresina: Universidade Estadual do Piauí, 2007.

PASSARELLI, Lílian Ghiuro. Ensino e Correção na Produção de Textos Escolares. 1ª ed. São Paulo: Telos. 2012.

PINHEIRO, Áurea da Paz. Memória, Ensino de História e Patrimônio Cultural. In: PELEGRINI, Sandra C. A. e PINHEIRO, Áurea da Paz. Tempo, Memória e Patrimônio Cultural. Teresina-PI: EDUFPI, 2010.

REZENDE, Neide Luzia de. O Ensino de Literatura e a Leitura Literária. In: DALVI, Maria Amélia; FALEIROS, Rita Jover e REZENDE, Neide Luzia de. Leitura de Literatura na Escola. São Paulo: Parábola, 2013.

SIVIERO, F. (2019). Para Além das Fronteiras: Patrimônio Cultural, Educação e Territórios Educativos. Revista CPC, 14(27esp), 111-132. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v14i27espp111-132

TOLENTINO, Átila. Educação, Memórias e Identidades: enlaces e cruzamentos. In: TOLENTINO, Átila. Educação Patrimonial: Educação, Memórias e Identidades. João Pessoa: IPHAN, 2013.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n10-101

Refbacks

  • There are currently no refbacks.