Tecnologia assistiva: reflexões para o atendimento educacional especializado / Assistive technology: reflections for specialized educational care

Patrícia Nazário Feitoza Duarte, Amaralina Miranda de Souza

Abstract


Esse artigo traz um recorte dos resultados do estudo de mestrado realizado, no PPGE/FE/UnB, que teve como objetivo analisar a formação continuada de professores especialistas no curso sobre a Tecnologia Assistiva – TA, ofertado pela Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação, do Governo do Distrito Federal e sua repercussão na prática docente dos egressos do curso. Nesse sentido, é importante compreender a formação continuada como um espaço de constante aprendizado e as atribuições do profissional do Atendimento Educacional Especializado – AEE, no âmbito da educação inclusiva. O curso ofertado abordou o uso das TA no contexto educacional e, portanto, esse tema será compreendido como sendo interdisciplinar envolvendo produtos, serviços e técnicas para atender aos estudantes com deficiência, mobilidade reduzida, seja temporariamente ou não visando autonomia, qualidade de vida e independência em conformidade com o Comitê de Ajudas Técnicas – CAT (2006). Para viabilizar o uso da TA, a formação dos professores para o AEE no Distrito Federal faz-se necessário levar em consideração as atribuições deste serviço ofertado pela escola. A pesquisa foi orientada pela abordagem qualitativa, que além da análise documental, realizou-se o mapeamento dos profissionais egressos, para identificá-los por meio de um questionário, com análise de conteúdo para organizar as categorias. Em seguimento foi estruturado o Grupo Focal - GF composto por seis sujeitos respondentes selecionados levando em consideração áreas/ modalidades distintas, objetivando compreender o olhar dos profissionais sobre essa formação a partir da sua vivência após conclusão do curso. O encontro para realização do GF ocorreu em formato online em decorrência da pandemia, um ajuste necessário e pertinente diante do contexto vivenciado por todos. Para a conclusão, foi realizada a análise de conteúdo considerando todos os dados obtidos. Almeja-se, portanto, oferecer, neste artigo, os principais resultados que possam apontar elementos para novas proposições quanto à formação dos professores para o uso da TA no AEE.

 

 


Keywords


Formação, Tecnologia Assistiva, Atendimento Educacional Especializado.

References


BRASIL. Comitê de Ajudas Técnicas. Instituído pela Portaria nº 142 de 16/11/2006 que organiza as regras do comitê e apresenta o conceito de Ajudas Técnicas. Brasil. 2006.

BRASIL. Portaria nº 25, de 19 de julho de 2012. Dispõe sobre a SRM. Ministério da Educação. MEC/SECADI. Brasília, 2012.

BRASIL. Portaria normativa nº 13, de 24 de abril de 2007. Dispõe sobre a criação do Programa de Implantação de Salas de Recursos Multifuncionais. Brasília. Diário Oficial de 26 de abril de 2007.

BRASILIA. PORTARIA Nº 180, DE 30 DE MAIO DE 2019. Aprova o Regimento da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal. Diário Oficial do Distrito Federal nº 102 - pp. 15-17 – 31 de maio de 2019.

CARBONEL, Jaume. A aventura de inovar: A mudança na escola; trad: Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed Editora, 2002.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2011.

GATTI, Bernardete A. Grupo Focal nas Pesquisas em Ciência Sociais e Humanas, Série Pesquisa em Educação v.10, Ed Liber Livro, 2012.

HUMMEL, Eromi Izabel. Tecnologia Assistiva: a inclusão na prática. Curitiba: Appris, 2015.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Trabalho de campo: contexto de observação, interação e descoberta. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza; DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu. PESQUISA SOCIAL: teoria, método e criatividade. Rio de Janeiro: Vozes, 2019.

PASSERINO, L. M. Escalando trajetórias de pesquisa na construção do sistema de comunicação alternativa e letramento de pessoas com autismo (SCALA). In: NUNES, L. O. R.P; PELOSI, M. B.; WALTER, C. C. F. Compartilhando Experiência: ampliando a comunicação alternativa. Marilia, ABPEE,2011

SALOMÃO, Bianca Regina de Lima. O Atendimento Educacional Especializado em uma sala de recursos m Brasília: A sistematização do atendimento e o uso do computador como apoio pedagógico – um estudo de caso. Dissertação (Mestrado) – Universidade de Brasília. Programa de Pós-Graduação em Educação. Brasília. 2013.

SOUZA, Amaralina Miranda de; BARBOSA, Leidyane de Souza. Práticas pedagógicas inclusivas na sala de Aula. Como identifica-las? UnB. 2015.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n10-142

Refbacks

  • There are currently no refbacks.