Consequências do tempo de tela precoce no desenvolvimento infantil / Consequences of early screen time on child development

Larissa Hora Moreira, Rafael Cerqueira Campos Luna, Adriana de Viveiros Braga, Francianni Correia Constante, Francinni Correia Constante, Luísa Costa de Oliveira Maia, Rosa Mariana Oliveira Albagli Landim, Roberta Ferreira da Mata Rodrigues

Abstract


INTRODUÇÃO: A introdução precoce do uso das telas entre crianças menores de seis anos vem se tornando cada vez mais comuns entre as famílias diante do estilo de vida tecnológico.  A partir dessa temática, este artigo tem o objetivo de analisar as possíveis interferências da tecnologia no desenvolvimento infantil ao longo do tempo, além de ressaltar a importância do limite do tempo de tela no estilo de vida atual. METODOLOGIA: O estudo trata de uma revisão integrativa na qual foram selecionados artigos a partir das bases de dados MEDLINE (via PubMed), LILACS e Scielo, utilizando o operador booleano AND para combinar descritores desenvolvimento infantil, tempo de tela e pandemia covid-19.  Foram analisados também conteúdos da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e do site do Ministério da Saúde (MS). RESULTADOS E DISCUSSÕES: Foi comprovado que a primeira infância é um período de extrema importância no desenvolvimento cerebral como também no aprimoramento das habilidades das crianças e o uso precoce das telas pode interferir diretamente nesse processo. Os hábitos familiares tecnológicos propiciou a introdução antecipada e prolongada às telas, que pode provocar perda da qualidade do sono, ansiedade, alterações visuais e comportamentais tanto em lactentes quanto em pré-escolares. Durante a Pandemia da COVID-19 e consequentemente com o isolamento social foi visto que esse hábito foi fortalecido a fim de preencher o tempo vago das crianças dentro de casa. CONCLUSÃO: Neste estudo, concluiu-se que a introdução precoce do uso de tela em menores de seis anos pode trazer danos ao desenvolvimento infantil, além de que diante do atual cenário mundial houve um aumento no uso de aparelhos eletrônicos. Este artigo trás os possíveis efeitos do uso das telas bem como a importância dos limites do uso na primeira infância.

 

 


Keywords


Desenvolvimento Infantil, Tempo De Tela, Pandemia Covid-19.

References


BARR RF, et al. Age, Ethnicity, and Socioeconomic Patterns in Early Computer Use: A National Survey. American Behavioral Scientist. 2005.

BOZZA TCL. O Uso da Tecnologia nos Tempos Atuais: Análise de Programas de Intervenção Escolar na Prevenção e Redução da Agressão Virtual. Unicamp. 2016.

BRETANI AVM, et al. O Impacto do Desenvolvimento na Primeira Infância Sobre a Aprendizagem. Núcleo Ciência pela Infância. 2014.

CUNHA AJLA, et al. Atuação do Pediatra nos Primeiros Mil Dias da Criança: A Busca pela Nutrição e Desenvolvimento Saudável. Jornal de Pediatria. Dezembro, 2015.

DEPARTAMENTOS CIENTÍFICOS DE PEDIATRIA DO DESENVOLVIMENTO E COMPORTAMENTO E DE SAÚDE ESCOLAR. Manual de Orientação da Sociedade Brasileira de Pediatria: Uso Saudável de Telas, Tecnologia e Mídias nas Creches, Berçários e Escolas. Junho, 2019. Disponível em: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/21511dMO__UsoSaudavel_TelasTecnolMidias_na_SaudeEscolar.pdf

DIAS, P.; BRITO, R. Crianças de 0 a 8 anos e as tecnologias digitais. Centro de Estudos de Comunicação e Cultura. Lisboa. Fevereiro de 2016.

DOMINGOS L. Telas e Crianças: conheça os mitos e riscos desta exposição. TIC Kids Online Brasil. Março, 2017.

EINSENSTEIN, E. et al. #menos tela #mais saúde. Manual de Orientação. Grupo de saúde na Era digital. Dezembro, 2019.

FERNANDES CM, EISENSTEIN E, SILVA EJC. A Criança de 0 a 3 Anos e o Mundo Digital. São Paulo: Sociedade Brasileira de Pediatria [Internet]. 2018 [citado 2021 Aug 31] Disponível em: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/A_CRIANCA_DE_0_A_3_ANOS_E_O_MUNDO_DIGITAL.pdf

GOMES ACG, et al. Miopia Causada pelo Uso de Telas de Aparelhos Eletrônicos: uma revisão de literatura. Revista Brasileira de Oftalmologia. Outubro, 2020.

NOBRE JNP, et al. Fatores determinantes no tempo de tela de crianças na primeira infância. Revista Ciência e Saúde Coletiva 26, 2021.

SÁ CSC, et al. Distanciamento Social Covid-19 no Brasil: Efeitos Sobre a Rotina de Atividade Física de Famílias com Crianças. Revista Paulista de Pediatria. 2021.

VILAÇA MLC, ARAÚJO EVF. Tecnologia, Sociedade e Educação na Era Digital. 2016.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n10-156

Refbacks

  • There are currently no refbacks.