O trabalho de conclusão de curso (tcc) adaptado aos tempos de pandemia: o podcast substitui o documentário audiovisual / The course conclusion work adapted to the times of pandemics: podcast replaces the audiovisual documentary

Fernanda de Sousa Abreu, Sílvio Henrique Vieira Barbosa

Abstract


A pandemia prejudicou especialmente o ensino laboratorial de telejornalismo, historicamente presencial, em que os alunos tem acesso à prática por meio de exercícios de realização do telejornal e dos formatos pelos quais a notícia se apresenta de forma audiovisual, como a reportagem e o documentário. Da mesma forma, o trabalho de conclusão de curso pensado no formato de documentário ou de reportagem especial enfrentou as barreiras definidas pelo fechamento dos laboratórios, cancelamento da retirada de equipamentos para gravação e edição e, também, pela impossibilidade de encontrar, presencialmente, as fontes a serem entrevistadas. Sendo assim, o presente trabalho - sobre casos de feminicídio no Piauí - foi adaptado para o formato de Podcast, com gravações realizadas pelo WhatsApp, utilizando-se, por fim, os estúdios da Rádio Universitária 96,7 para a gravação dos offs da orientanda.


Keywords


Feminicídio, Podcast, Jornalismo, Pandemia.

References


AMORIM, Andrea de Lima Trigueiro de; ARAUJO, Maria Jovelina da Cruz Guimarâes. Como o isolamento social causado pela pandemia de Covid-19 impactou o consumo de podcasts no Brasil: uma análise de matérias jornalísticas nacionais. In Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 7, n. 3, mar. 202. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/issue/view/122

BARBOSA, Isabela Cabral. Jornalismo narrativo em podcast: uma análise da linguagem, da mídia e do cenário, 2015. Monografia (Graduação em Comunicação Social) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.

BARROS, Francisco Dirceu. Feminicídio: controvérsias e aspectos práticos. Editora Mizuno, São Paulo, 2021;

CASTRO, Gisela G. S. Podcasting e consumo cultural. Revista da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, 2005. Disponível em: Acesso em: 24/02/2011.

HERSCHMANN, Micael; KISCHINHEVSKY, Marcelo. A “geração podcasting” e os novos usos do rádio na sociedade do espetáculo e do entretenimento. Revista FAMECOS, Porto Alegre, UFRGS, n.37, dezembro, 2008.

KISCHINHEVSKY, Marcelo. Rádio e Mídias Sociais. Rio de Janeiro, RJ: Mauad X, 2016.

LOPES, Leo. Podcast: guia básico. Nova Iguaçu, RJ: Marsupial Editora, 2015.

LUIZ, Lucio et al. Reflexões sobre o podcast. Edição Kindle. Nova Iguaçu, RJ: Marsupial Editora, 2014.

REZENDE, Djaine Damiati. Podcast. Reinvenção da comunicação sonora. 2007. Disponível em: < http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2007/resumos/R0708-1.pdf> Acesso em: 24/06/2021.

VILLA, Eugênia Nogueira do Rêgo Monteiro. Circuito do Feminicídio. Editora Lumen Juris. Rio de Janeiro, 2020.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n10-159

Refbacks

  • There are currently no refbacks.