A bioética personalista como resposta à crise de sentido / Personalist bioethics in response to the sense crisis

Wagner Hoffmann

Abstract


A Bioética é na atualidade a disciplina que mais reflete sobre os problemas da sociedade hodierna, sobre os problemas gerados com os avanços tecnológicos. Potter ao criar a Bioética olhava-a como sendo uma ponte que uniria a ética e a biologia, os valores éticos e os fatos biológicos para a sobrevivência do ecossistema na sua totalidade. Já a Bioética Personalista de Elio Sgreccia tem sua centralidade na Pessoa Humana. O conceito de pessoa sgrecciano vem como resposta a crise de sentido que afeta a pessoa, pois ela não pode ser vista como um meio mas sempre como um fim em si, sua unitotalidade faz com que a pessoa não possa ser reduzida a apenas um aspecto de sua existência, ela é um todo que precisa ser respeitada.

 

 


Keywords


Bioética; bioética personalista; pessoa humana.

References


CORTINA, A. Ética na era do consumo. In.: Vários. Bioética em tempo de incertezas. São Paulo; Universidade São Camilo: Loyola, 2010.

CUGINI, P. PERSONALISMO E PASTORAL: De uma abordagem filosofia à ação pastoral. In.: VÁRIOS. Revista Eclesiástica Brasileira. Fasc. 269. Janeiro 2008 – Vol. LXVIII. Petrópolis: Vozes, 2008.

DALL’AGNOL, D. Bioética. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.

DESCARTES, R. Meditações metafísicas. São Paulo: Martins fontes, 2000.

DURAND, G. Introdução geral à bioética: história conceitos e instrumentos. (tradução) Nicolás Nyimi Campanário 2 ed. São Paulo: Centro Universitário São Camilo: Loyola, 2007.

JUNGUES, J. R. Bioética: perspectivas e desafios. São Leopoldo: Unisinos, 2003.

LUCAS, R. L. Bioética per tutti. Milano: San Paolo, 2002.

SGRECCIA, E. Manual de Bioética I. 2 ed. São Paulo: Loyola, 2002a.

______Manual de Bioética II, 2 ed. São Paulo: Loyola, 2002b.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv5n10-132

Refbacks

  • There are currently no refbacks.