Educação infantil: contextualizando as práticas adotadas pelos educadores/ Child education: contextualizing the practices adopted by educators

Tatiane Sonia Gurski Melnik Jaremko, Francieli Arlt Lopes

Abstract


O objetivo principal da pesquisa é averiguar o processo pelo qual surge o conceito de infância e o contexto da Educação Infantil, ponderando quanto as práticas utilizadas em um Centro Municipal de Educação Infantil, no sentido de obsevar se estas seguem os objetivos propostos no Referencial Curricular Nacional e nas Diretrizes Curriculares. Nesta conjuntura, o método adotado para a realização desta pesquisa, constituiu-se a partir de estudos bibliográficos, amparado em apreciações documentais e com relatos de experiência no âmbito da Educação Infantil. A partir deste estudo, concluiu-se que esta modalidade de ensino teve seus princípios reformulados, constituindo-se em uma instituição que visa o cuidar e o educar, no entanto, os educadores desconsideram a relevância desses documentos.


Keywords


Educação Infantil. Prática docente. RCNEI. Diretrizes Curriculares

References


ARIÈS, Philippe. História Social da Criança e da Família. Tradução de Dora Flaksman. 2. ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1981.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (LDBEN) nº 9394/96. Brasília-DF: Senado, 2007.

BRASIL. Ministério da Educação e Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. 1.v. 2.v. e 3.v. Brasília: MEC/SEF, 1998.

NUNES, Maria Fernanda Rezende; CORSINO, Patrícia; DIDONET, Vital. Educação Infantil no Brasil: primeira etapa da educação básica. Brasília: UNESCO, Ministério da Educação/Secretária da Educação Básica, Fundação Orsa, 2011.

SANCHES, Emilia Cipriano. Creche: realidade e ambigüidades. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2004.

STOCKMANNS, Jussara Isabel. Educação Infantil no Brasil: processo histórico e instituição de políticas educacionais. In: UJIIE, Nájela Tavares Educação; PIETROBON, Sandra Regina Gardacho (Org.). Infância e formação: vicissitudes e quefazeres. Curitiba, PR: CRV, 2014. cap. 1, p.21-34.

TOZETTO, Susana Soares; MACENHAN, Camila; ALMEIDA, Lucinéia. Educação Infantil: contexto legal, formação e prática pedagógica. In: UJIIE, Nájela Tavares; PIETROBON, Sandra Regina Guardacho (Org.). Educação, Infância e formação: vicissitudes e quefazeres. Curitiba: CRV, 2014.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv5n10-146

Refbacks

  • There are currently no refbacks.