Atenção fisioterapêutica em projeto de extensão: relato de experiência / Physiotherapic attention in extension project: experience report

Jucyara do Nascimento Rodrigues, Mariana Lopes da Silva, Victor Hugo de Oliveira Bígoli, Aline Francisco Voltera, Kácio dos Santos Silva

Abstract


O trabalho trata-se de um estudo descritivo na modalidade relato de experiência e tem como objetivo descrever a trajetória, desafios e dificuldades durante a participação no Projeto Canudos destacando a importância da assistência fisioterapêutica no contexto de promoção de saúde em um povoado localizado no sertão da Bahia. As ações foram desenvolvidas no povoado de Canudos Velho que originalmente é chamada de Belo Monte (Alto Alegre), Razinho e Rio do Vigário (Bahia), no período de 30 de junho à 08 de julho de 2018 com uma carga horária de 8h diárias. Essa região fica situada onde aconteceram as batalhas durante a Guerra de Canudos. A participação nesse projeto permitiu a convivência com outras pessoas, o compartilhamento de experiências, conquista de saberes, busca de desafios, visão do outro com empatia, além de permitir colocar em prática toda aquela teoria vista em ambiente acadêmico. A extensão hoje deixa de ser um mero complemento propagador do que é visto em sala de aula e passa a ser peça fundamental na formação acadêmica de um futuro fisioterapeuta que passa a ter uma visão sensata e crítica de determinadas situações, destacando assim um novo delineamento de profissional, o profissional mais humano.

 


Keywords


fisioterapia, extensão universitária, comunidade.

References


ARRAIS, R., HILDEGADES, M., PESSOA, I. M. B. S., COELHO, C. C. Educando para a saúde: uma atuação da fisioterapia na extensão universitária. Vivencias, Natal, v. 5, n. 8, p. 107-111, 2009.

BARBOSA, E. G., FERREIRA, D. L. S., FURBINO, S. A. R., RIBEIRO, E. E. N. Experiência da fisioterapia no Núcleo de Apoio à Saúde da Família em Governador Valadares, MG. Fisioterapia em movimento, v. 23, n. 2, 2017.

BISPO, J. P. Fisioterapia e saúde coletiva: desafios e novas responsabilidades profissionais. Ciência & Saúde Coletiva, v. 15, p. 1627-1636, 2010.

BORGES, A. M. P., SALÍCIO, V. A. M. M., GONÇALVES, M. A. N. B., LOVATO, M. A contribuição do fisioterapeuta para o programa de saúde da família-uma revisão da literatura. UNICiências, v. 14, n. 1, 2015.

COSTA, Carla. Cronologia resumida da guerra de Canudos. Museu da república. IBRAM/MinC. 2017.

CRUZ, Breno de Paula Andrade, MELO William dos Santos, MALAFAIA Fernando César Benevenuto, TENÓRIO, Fernando Guilherme. Extensão Universitária e Responsabilidade Social: 20 anos de Experiência de uma Instituição de Ensino Superior. XXXIV encontro da ANPAD. Rio de Janeiro – RJ, 2010.

MARTINS, E. Extensão como componente curricular: oportunidade de formação integral e de solidariedade. Ciências & Cognição. v. 13, 2008.

NEUWALD, M. F., ALVARENA, L. F. Fisioterapia e educação em saúde: investigando um serviço ambulatorial do SUS. Boletim da Saúde, v. 19, n. 02, 2005.

OKI, M.; PRÉVE, A.; PEREIRA, J. A atuação do Fisioterapeuta na Atenção Básica no Município de Florianópolis (SC). Coleção Gestão da Saúde Pública, v. 7, 2012.

RIBEIRO, C. D., SOARES, M. C. F. Extensão universitária: instrumento de estímulo à valorização da promoção da saúde entre estudantes de fisioterapia. Cadernos de educação, saúde e fisioterapia, v. 2, n. 4, 2016.

RODRIGUES, R. M. A fisioterapia no contexto da política de saúde no Brasil: aproximações e desafios. PerspectivasOnLine 2007-2011, v. 2, n. 8, 2008.

RODRIGUES, A. L. L., DO AMARAL COSTA, C. L. N., PRATA, M. S., BATALHA, T. B. S., NETO, I. D. F. P. Contribuições da extensão universitária na sociedade. Caderno de Graduação-Ciências Humanas e Sociais-UNIT, v. 1, n. 2, p. 141-148, 2013.

SILVA, Antonio Fernando Lyra da; RIBEIRO, Carlos Dimas Martins; SILVA JÚNIOR, Aluísio Gomes da. Pensando extensão universitária como campo de formação em saúde: uma experiência na Universidade Federal Fluminense, Brasil. Interface (Botucatu), v.17, n.45, p.371-84, 2013.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv5n10-147

Refbacks

  • There are currently no refbacks.