O ensino de língua materna: valorização da oralidade nos caminhos da sociolinguística / The teaching of maternal language: valuing orality in the paths of sociolinguistics

José Carlos de Melo, Dejane Figueiredo Barros, Kenia Ariádna Santos Marinho

Abstract


Este estudo teve como objetivo experimentar vários procedimentos metodológicos no ensino de língua materna, com o intuito de alcançar uma metodologia que desenvolvesse melhor o processo de ensino–aprendizagem nesta disciplina. Para tal fim, foram aplicadas diversas atividades no período de fevereiro a dezembro de 2009. A pesquisa de campo foi desempenhada com a significativa participação de início com dezesseis alunos restando apenas nove; uma turma mista com alunos de cinco a quinze anos de idade, os quais sendo tanto da comunidade quanto da escola campo U.E.B. Dom José Medeiros Delgado, colégio da rede municipal, situado no Bairro Cascavel. Os vários métodos utilizados têm ligação direta com o número de alunos no decorrer do mesmo. As várias práticas utilizadas têm como resultado, que a oralidade numa perspectiva sociolinguística contribui significativamente para eficácia deste ensino. Então, é de nosso entendimento que a língua oral funciona como uma ferramenta facilitadora no ensino–aprendizagem de língua materna.


Keywords


Língua materna, Oralidade, Sociolinguística.

References


BAGNO, Marcos. A língua de Eulália: novela sociolingüística. 15ª Ed. São Paulo: Contexto, 2006.

BAGNO, Marcos. Nada na língua é por acaso: por uma pedagogia da variação lingüística. São Paulo: Parábola Editorial, 2007.

BAGNO, Marcos; STUBBS, Michael; GAGNÉ, Gilles. Língua Materna: letramento, variação e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2002.

BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Educação em língua materna: a sociolingüística na sala de aula. São Paulo: Parábola Editorial. 2004.

ILARI, Rodolfo; BASSO, Renato. O português da gente: a língua que estudamos a língua que falamos. São Paulo: Contexto, 2006.

RAMOS, Jânia M.. O espaço da oralidade na sala de aula. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

TARDELLI, Marlete Carboni. O ensino da língua materna: Interações em sala de aula. São Paulo: Cortez, 2002.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n10-163

Refbacks

  • There are currently no refbacks.