Ensino através do desenvolvimento de projetos: construção de uma mini furadeira artesanal (micro retifica) / Education through project development: construction of a handmade mini drill (micro rectify)

Authors

  • Fabrícia Sousa Gonzaga Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Murillo Nascimento Collyer
  • Afonso e Souza Silva
  • Nádia Silva Cosmo
  • Maria Adrina Paixão de Souza da Silva

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n10-155

Keywords:

ensino de engenharia, perfuração artesanal, aprendizagem contextualizada.

Abstract

 

 

O ensino da engenharia deve ter como objetivo proporcionar aprendizagem significativa, contextualizada e orientada para o uso das tecnologias contemporâneas. Também deve favorecer o uso de recursos de inteligência, gerando habilidades de resolução de problemas e conduzindo projetos em vários segmentos do setor produtivo (Moura; Barbosa, 2014). Nesse contexto, o trabalho a seguir foi desenvolvido em sala de aula por estudantes de graduação em engenharia mecânica da Universidade Federal do Pará para a área de usinagem de metais, com o objetivo de obter novos conhecimentos na área de usinagem, bem como o estímulo à criação de novas tecnologias, resolvendo problemas inerentes à vida cotidiana. Essa atividade foi alcançada no protótipo de uma broca 100% artesanal e totalmente funcional, capaz de fazer furos em papelão e madeira de espessuras finas, como palitos de sorvete e compensado, com boa ergonomia e fácil manuseio.

 

 

 

References

BARBOSA, E. F. & MOURA, D. G. Metodologias ativas de aprendizagem no ensino de engenharia. Anais International Conferenceon Engineering and Technology Education, Cairo, Egito, 13 (2014)..

BELTRÃO, P. A. C. Furadeira de coordenadas com comando numérico para placas de circuito impresso. Tese (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, 1991.

MASSON, T. J.; MIRANDA, F. M.; MUNHOZ JR. A. H.; CASTANHEIRA, A. M. P.

Metodologia de ensino: Aprendizagem baseada em Projetos. COBENGE, XL Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia. Belem, Pará, 2012.

RIBEIRO, L. R., MIZUKAMI, M.G.N., A PBL na Universidade de Newcastle: Um Modelo para o Ensino de Engenharia no Brasil? Olhar de Professor. Ano/vol 7, no 001, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, Brasil, pp 133-146, 2004.

STOETERAU, R. L. Introdução ao projeto de máquina- ferramentas modernas. Disponível em: https://files.comunidades.net/mutcom/Projetos_de_maq._ferramentas.pdfAcesso em: 07 mai. 2019.

Published

2019-10-11

How to Cite

Gonzaga, F. S., Collyer, M. N., Silva, A. e S., Cosmo, N. S., & Silva, M. A. P. de S. da. (2019). Ensino através do desenvolvimento de projetos: construção de uma mini furadeira artesanal (micro retifica) / Education through project development: construction of a handmade mini drill (micro rectify). Brazilian Journal of Development, 5(10), 19280–19286. https://doi.org/10.34117/bjdv5n10-155

Issue

Section

Original Papers