Mapas mentais como representação e compreensão do patrimônio cultural da cidade de Vila Nova dos Martírios /MA / Mental maps as representation and understanding of the cultural heritage of the city of Vila Nova dos Martírios /MA

Sirley Cunha de Sousa, Sônia Maria Nogueira, Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves

Abstract


Esse artigo tem por objetivo identificar o patrimônio cultural e da memória de coletores da produção do açaí passada de pai para filho. Como método de pesquisa de campo foram utilizadas as técnicas de entrevista e uso de mapas mentais. Com fundamentação teórica nos estudos de Kozel (2018) acerca de mapas mentais. Elaborou-se entrevistas e transcrições com pessoas que possuem vínculo com o açaí, consumindo ou coletando esse fruto e 120 mapas mentais elaborados pelos alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, da Escola municipal de José de Ribamar Fiquene, sediada na cidade de Vila Nova dos Martírios/MA. O estudo da Semântica, também, é o foco dessa pesquisa, pois está sendo elaborada uma “sequência didática”, complemento ao componente curricular de Língua Portuguesa, para auxiliar a aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental com a temática cultural dessa cidade.


Keywords


Mapas Mentais, Semântica, Patrimônio Cultural.

References


BRASIL. IBGE. Cidade de Vila Nova dos Martírios. 2017. Disponível em: https://cidades. Ibge.gov.br. Acesso em: 03 mar. 2019.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Editora: Atlas S.A., 2008.

IBERTI, Ana Rosa do Carmo. A utilização dos mapas mentais na representação do lugar. Instituto de Geociências da Universidade Federal da Bahia (IGEO-UFBA) mestrado em Geografia.2001. Disponível em: https: scholar. Google.com.br. Acesso em: 04 mar. 2019.

KOZEL, Salete. Mapas Mentais: Dialogismo e Representações. Curitiba: Appris, 2018.

MANZINI, Eduardo José. Considerações sobre a transcrição de entrevistas. 2014. Disponível em: https: transcricoes.com.br. Acesso em: 29 jun. 2020.

MARANHÃO. PDI-2017-2021-UEMASUL. 2017. Disponível em: https://www.uemasul.edu.br/portal/institucional/pdi/. Acesso em: 14 de set. 2019.

REIS, Marília Freitas de Campos Tozoni. Metodologia da pesquisa. 2009. Disponível em https: biblioteca. isced.acmz/bitstream. Acesso em: 29 jun. 2020.

SIMIELLI, Maria Elena Ramos. Primeiros Mapas: como entender e construir. v. 4. São Paulo: Editora: Ática, 1999.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n10-171

Refbacks

  • There are currently no refbacks.