Educação fisica inclusiva: o uso da psicomotricidade como metodologia inclusiva / Inclusive physical education: the use of psychomotricity as an inclusive methodology

Jane Catia Pereira Melo, Keila Rodrigues de Oliveira, Clescia de Carvalho Abreu Pessoa, Luciana da Cruz Barros, Vanessa da Silva Carvalho, Mirian Zuqueto Farias

Abstract


Existem poucos estudos da Educação Física Inclusa mediante o uso da psicomotricidade e seu papel no desenvolvimento da aprendizagem e cidadania. Este artigo discorre a cerca das relações existentes entre a aprendizagem e a prática pedagógica com contexto da educação inclusiva. Percebe-se que por várias especificidades, requer olhares mais direcionados, com práticas mais voltadas ao que possa causar estímulo e perspectiva correspondente à qualidade de ensino.


Keywords


Educação Física, Psicomotricidade, Inclusão.

References


ALVES, P. (2005). Dos objectivos às competências: implicações para a avaliação de um programa de formação de professores. Em J. C. Morgado & M. P. Alves (Orgs.), Mudanças educativas e curriculares... e os educadores/professores? Actas do Colóquio sobre Formação de professores (pp. 29-42). Braga: Universidade do Minho: Centro de Investigação em Educação - Departamento de Currículo e Tecnologia Educativa.

AMARAL, Jefferson Ney; LOPES, Brenner (Supervisão); CALDAS, Ricardo Wahrendorff (Coordenação). Políticas públicas: conceitos e práticas. Belo

Horizonte:Sebrae/MG,2008.Disponívelem:http://www.agenda21comperj.com.br/sites/localhost/files/MA NUAL%20DE%20P POLITICAS%20P%C3%9ABLICAS.pdf. Acesso em: 12/09/2015.

BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente, Câmera dos Deputados, Lei no 8.069, de 13 de julho de 1990. DOU de 16/07/1990 – ECA. Brasília, DF.

BRASIL. Ministério da Justiça. Declaração de Salamanca e linha de ação sobre necessidades Educativas especiais. 2ª edição. Brasília: CORDE, 1997.

BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos: Educação Física, Brasília: MECSEF, 1998.

BARRETO, Sidirley de Jesús. Psicomotricidade, educação e reeducação. 2ª ed. Blumenau: Livraria Acadêmica, 2000.

CHICON, J. F.; NASCIMENTO, S. F. Formação

continuada de professores de Educação Física na perspectiva da inclusão. In: CONBRACE, 17. 2011, Porto Alegre. Anais eletrônicos... Porto Alegre: UFRGS, 2011.

DUARTE, E.; WERNER, T. Conhecendo um pouco mais sobre as deficiências. In: Curso de atividade física e desportiva para pessoas portadoras de deficiência: educação à distância. Rio de Janeiro: UGF, v. 3, 1995.

FONSECA, Vitor. Psicomotricidade. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1988.

LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e pedagogos, para quê? São Paulo: Cortez, 1998.

M. C. R. e LAPLANE, A. L. F. (Orgs.) Políticas e práticas de educação inclusiva. Campinas: Autores Associados, 2004. p. 5-20.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n10-179

Refbacks

  • There are currently no refbacks.