Mídias sociais: marketing de conteúdo e estratégias na era da influência digital / Social media: content marketing and strategies in the age of digital influence

David Uender de Oliveira, Gustavo Barbieri Lima, Sheila Farias Alves Garcia, Lesley Carina do Lago Attadia Galli

Abstract


Diante do aumento do uso das redes sociais, a produção de conteúdo por empresas, marcas ou empreendedores que buscavam se conectar com seu público-alvocresceu de forma desordenadaem tais redes.O marketing de conteúdo foi adotado como estratégia para auxiliar na atração e engajamento nas plataformas digitais, pois tem como objetivo gerar informação útil e relevante para o público, sendo assim, au-mentando as chances de conversão das interações em vendas.O objetivo central da presente pesquisa é analisar a eficiência e eficácia da utilização de estratégias de marketing de conteúdo na rede social Instagram, visando a construção de influência digital, assim como mensurar o engajamento do público-alvode forma orgânica. O método de pesquisa utilizado foi desenvolvido em duas etapas, a primeira consistiu na criação e desenvolvimento de um perfil na rede social Instagram, para viabilizar a entrega do conteúdo e análise dos dados coletados através do analytics da rede so-cial e do Facebook Business, a qual é atrelada nativamente. A segunda etapa con-sistiu na aplicação das estratégias de marketing de conteúdo em quatro passos: construção da identidade visual, planejamento do conteúdo, criação de um material rico e o desenvolvimento de um infoproduto. Os principais resultados apontam que a utilização das estratégias possibilitou aumentar o engajamento do público-alvo em 2.974,00% em média e permitiu a conversão de 12% do engajamento em vendas. Conclui-se que a utilização de estratégias de marketing de conteúdo no Instagram são bastante eficazes em alavancar as interações e vendas na plataforma.


Keywords


Marketing Digital. Redes Sociais. Engajamento. Métricas. Instagram.

References


CRESCITELLI; E.; SHIMP, T. A. Comunicação de marketing: integrando propaganda, promoção e outras formas de divulgação. São Paulo: Cengage Learning, 2012. 558p.

DRUBSCKY, L. 2020. Materiais ricos: o que são e como escrever? Disponível em . Acessoem: 18 de junho de 2020.

KAPLAN, A. M.; HAENLEIN, M. Users of the World, Unite! The Challenges and Opportunities of Social Media,Business Horizons, 53 (1), 2010, 59–68.

KELLER, K. L. MACHADO, M. Gestão estratégica de marcas. 1ed. São Paulo: Pearson Universidades,2005.

KOTLER, P. Marketing 4.0. 1ed. Rio de Janeiro: Sextante, 2017.

KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de Marketing. 14ª Ed. São Paulo: Pearson, 2012. 765p.

MACCEDO, P. Copywriting: O Método centenário de escrita mais cobiçado do mercado americano. 1ed. São Paulo: DVS Editora, 2019.

MANGOLD, W. G.; FAULDS, D. J. Social media: the new hybrid element of the promotion mix. Business Horizons, 52, 2009, 357-365.

MUNHOZ, J. Instagram para negócios: aprenda a vender todos os dias transformando seguidores em clientes. 1ed. São Paulo: DVS Editora, 2020.

MORAES, J. 2020. Descubra o que é alcance no Instagram. Disponível em . Acesso em: 20 de julho de 2020.

PATEL, N. 2020. Marketing de conteúdo: o que é, os benefícios e como fazer. Disponível em . Acesso em: 13 de fevereiro de 2020.

PEÇANHA, V. Obrigado pelo marketing. 1ed. São Paulo: Benvirá Editora, 2017.

PULIZZI, J. Marketing de Conteúdo Épico: Como contar uma história diferente, destacar-se na multidão e conquistar mais clientes com menos marketing. 1ed.São Paulo: DVS Editora, 2016.

REZ, R. Marketing de conteúdo: a moeda do século XXI. 1ed. DVS Editora, São Paulo, 2016.

ROCHA, E. Como usar a internet para alavancar suas vendas ou criar um negócio digital do zero. 1ed. São Paulo: Buzz Editora, 2017.

ROCHA, A.; FERREIRA, J. B.; SILVA, J. F. Administração de Marketing: conceitos, estratégias, aplicações. São Paulo: Atlas, 2012. 655p.

ROWLES, D. Digital Branding: estratégias, táticas e ferramentas para impulsionar o seu negócio na era digital. 1ed. São Paulo: Autêntica Business, 2019.

SCHMITT, B. The consumer psychology of brands. Journal ofConsumerPsychology, 22, 2012, 7–17.

TORRES, C. A bíblia do marketing digital: tudo o que você queria saber sobre marketing e publicidade na internet e não tinha a quem perguntar. 1ed. São Paulo: Novatec, 2009.

TURCHI, S. R. Estratégias de Marketing Digital e E-commerce. São Paulo: Atlas, 2012. 208p.

TUTEN, T. L.; SOLOMON, M. R. Social Media Marketing. Boston: SAGE Publications Pvt. Ltd. 2014.

VAZ, C. A. Os 8 P’s do marketing digital: o seu guia estratégico de marketing digital.3ed. São Paulo: Novatec, 2011.

VOORVELD, H. A. M. Brand Communication in Social Media: A Research Agenda. Journal of Advertising, 48, 2019, 14-26.

WE ARE SOCIAL. 2019. Digital 2019: global internet use accelerates. Disponível em . Acesso em: 16 de março de 2020




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n10-212

Refbacks

  • There are currently no refbacks.