A abordagem da importância da higiene pessoal com crianças e adolescentes inseridos em um programa de acolhimento institucional em Anápolis, Goiás/The approach of the importance of personal hygiene with children and adolescents inserted in an institutional reception program in Anápolis, Goiás

Authors

  • Ana Laura Carvalho Almeida
  • Daniele Belizário Bispo
  • Maria Fernanda Áurea de Pina
  • Rubens Rodrigues Bernardes
  • Pedro de Freitas Quinzani
  • Guilherme Nassif Corrêa
  • Constanza Thaise Xavier Silva

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n10-160

Keywords:

Crianças, educação, higiene e abrigos.

Abstract

Os futuros profissionais de saúde devem defender o bem-estar biopsicossocial daqueles que carecem de atenção. Assim, este relato de experiência tem como objetivo apresentar a vivencia de acadêmicos de medicina, em ação conjunta de duas ligas acadêmicas, para a promoção de saúde, educação e entretenimento, realizado no Instituto de Acolhimento Luz de Jesus. O intuito principal foi ensinar higiene básica e mostrar seu poder frente o combate às doenças infecto-parasitárias e proporcionar uma tarde de diversão. Metodologicamente, o público alvo foi crianças de 2 a 18 anos, residentes do instituto. Foram empregados métodos expositivos e interativos no compartilhamento do conhecimento, além de brincadeiras e música no horário recreativo. Alcançamos resultados no âmbito educacional e social, em que foi proporcionado aos envolvidos, acadêmicos e público alvo, a prevenção em saúde, o trabalho em equipe, o cuidado para com o próximo nas relações de afeto e o conhecimento teórico-prático a respeito da higiene pessoal.

References

COSTA, F. S.; SILVA, J. L. L.; DINIZ. M. I. G. A importância da interface educaçãosaúde no ambiente escolar como prática de promoção da saúde. Informe-se em promoção da saúde. Informe-se em promoção da saúde, v.4, n.2. p.30-33, 2008.

SOUZA, M. M. A. et al. A inserção do lúdico em atividades de educação em saúde na creche-escola Casa da Criança, em Petrolina-PE. Revista de Educação do Vale do São Francisco, v. 1 n. 1, 2010.

VASCONCELOS, E. M. Educação popular como instrumento de reorientação das estratégias de controle das doenças infecciosas e parasitárias. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 14, sup. 2, p. 39-57, 1998.

Published

2019-10-13

How to Cite

Almeida, A. L. C., Bispo, D. B., Pina, M. F. Áurea de, Bernardes, R. R., Quinzani, P. de F., Corrêa, G. N., & Silva, C. T. X. (2019). A abordagem da importância da higiene pessoal com crianças e adolescentes inseridos em um programa de acolhimento institucional em Anápolis, Goiás/The approach of the importance of personal hygiene with children and adolescents inserted in an institutional reception program in Anápolis, Goiás. Brazilian Journal of Development, 5(10), 19342–19347. https://doi.org/10.34117/bjdv5n10-160

Issue

Section

Original Papers