Teorias de liderança: análise de estudos de casos em organizações brasileiras / Leadership theories: analysis of case studies in Brazilian organizations

Thais Lemos Elias, Adriana Maria Christino de Souza, Melchior Aparecido de Souza Junior

Abstract


Dado o contexto de intensas transformações presentes na contemporaneidade, a figura do líder torna-se imprescindível para as organizações. A partir de sua atuação os liderados são direcionados e inspirados a superar as adversidades. Este estudo teve como objetivo identificar as teorias que embasam a abordagem de liderança na prática das empresas brasileiras. Para o alcance desse objetivo fez-se uso de revisões bibliográficas bem como artigos publicados disponíveis sobre estudos de caso relacionados aos estilos de liderança em empresas brasileiras. Por fim, verificou-se maior incidência de atuação com abordagens voltadas ao relacionamento contingencial e transformacional. Entende-se que tal resultado seja devido ao cenário de grande competitividade no qual os colaboradores são ativos de diferenciação estratégica e a construção de uma gestão focada em pessoas é fator para o alcance dos resultados.

 


Keywords


Liderança, Estilos de liderança, Empresas brasileiras, Competitividade.

References


BATTI, Leticia de Souza Zanini Bez. Características comportamentais e estilos de liderança no cooperativismo: O caso de uma cooperativa de crédito da região Sul de Santa Catarina. 2018. 92 f. Dissertação (Programa de Pós – Graduação em desenvolvimento Socioeconômico) – Universidade do extremo Sul Catarinense, 2018.

BENNIS, W. G. A invenção de uma vida: reflexões sobre liderança e mudanças. Rio de Janeiro: Campos, 1995.

BENTO, A. Como fazer uma revisão da literatura: Considerações teóricas e práticas. Revista JA (Associação Académica da Universidade da Madeira), nº 65, p. 42-44, Maio. 2012.

BERGAMINI, C. W. Liderança: administração do sentido. São Paulo: Atlas, 1994.

BRANT, P. S. A relação entre líderes e membros (LMX), estilos de Liderança e seus impactos na Satisfação no trabalho. 2012. 188 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade FUMEC, Programa de Pós-Graduação em Administração, Belo Horizonte.

CHIAVENATO, I. Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 3 e.d. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

DEWES, F.; GOMES, A. P.; Estilo de liderança: Estudo de caso em uma cooperativa de saúde. Revista de Administração de Empresas Eletrônica – RAEE, n. 7, p. 28-52, 2017. Disponível em: http://seer.faccat.br/index.php/administracao/article/view/681. Acesso em: 18 ago. 2021.

FARENHOF, H. A; FERNANDES, R. F. Desmitificando a revisão de literatura como base para redação científica: método SFF. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina. Florianópolis, v.21, n.3, p. 550-563, Ago./Nov.,2016.

GARCIA, B. A.; BARBOSA, R. C.; OLIVEIRA, J. P. L. O papel da liderança para a melhoria de resultados e das equipes comerciais. Brazilian Journal of Development. Curitiba, v. 6, n. 10, p.76558-56572, out. 2020.

HUNTER, J. C. Como se tornar um líder servidor: os princípios de liderança de o monge e o executivo. Rio de Janeiro: Sextante, 2006.

LIMONGI-FRANÇA, A.C.; ARELLANO, E.B. Liderança, poder e comportamento organizacional. In: FLEURY, M, T. L (Org). As pessoas na organização. São Paulo: Gente, 2002.

MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Introdução à administração. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2009.

MENEZES, L. M. Como a liderança interfere na motivação dos colaboradores na empresa ABC varejo: Um estudo de caso. 2020. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Administração) – Escola de Gestão e Negócios, Pontifica Universidade Católica de Goiás, Goiás, 2020.

ROBBINS, Stephen P.; JUDGE, Timothy A.; SOBRAL, Filipe. Comportamento Organizacional. 14 ed. São Paulo: Pearson, 2010.

SALOMÃO, A. H. M.; NEVES, M. R.; SILVA, J. A. O. Estilos de liderança X Desempenho da equipe: Estudo de caso em uma rede de varejo em Juiz de Fora/MG. GETS - Revista Interdisciplinar em Gestão, Educação, Tecnologia e Saúde, Sete Lagoas, v. 3, p. 62-80, 2020. Disponível em: https://ojs3x.gets.science/index.php/gets/article/view/58 . Acesso em: 18 ago. 2021.

SCHERMERHORN Jr., John R. Administração. Rio de Janeiro: LTC, 2007.

SILVA, E. F. et al. A influência do estilo de liderança na satisfação do trabalho: Estudo em uma unidade de ensino particular no município de Bananeiras – PB. Qualitas Revista Eletrônica, v. 20, n. 2, p. 89-114, maio/ago. 2019. Disponível em: http://revista.uepb.edu.br/index.php/qualitas/article/view/3985 . Acesso em: 18 ago. 2021.

VERSIANI, F. et al. Características de liderança das mulheres empreendedoras: Um estudo de caso no setor de serviços. Revista de administração da UNIMEP, v.17, n. 1, jan./abr. 2019. Disponível em: http://www.raunimep.com.br/ojs/index.php/rau/article/view/1000 . Acesso em: 18 ago. 2021.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n10-244

Refbacks

  • There are currently no refbacks.