Precarização do trabalho docente na educação básica: causas e consequências/ Preaching of teaching work in basic education: causes and consequences

Authors

  • Ana Paula Lima Azevedo Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Samuel Nobre Lopes
  • Fatima Maria Nobre Lopes

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n10-167

Keywords:

Trabalho Docente. Reformas Educacionais. Sistema Capitalista.

Abstract

O artigo discute as condições de trabalho dos docentes que atuam no Sistema Público de Ensino Brasileiro de Educação Básica, a partir de um estudo bibliográfico, e dos estudos relacionadas a essa temática. Buscaremos identificar as causas e as consequências da precarização do trabalho docente na educação básica sob a égide das políticas educacionais fomentadas no seio da sociedade atual, que sofre diretamente as influências do sistema capitalista que reestruturou o trabalho docente, tornando-o cada vez mais precarizado, aumentando a carga do trabalho docente, bem como ampliando as suas atividades para além da docência, ocasionando descontentamentos e um cansaço exaustivo por assumir tantas funções e por não receber uma remuneração adequada ao seu trabalho, gerando estranhamentos diversos. Partimos da hipótese de que a precarização do trabalho docente está fortemente relacionada com as exigências postas pelas políticas educacionais mediadas pelos interesses econômicos que não priorizam de forma efetiva o profissional do magistério. Em nossas considerações finais ressaltamos a necessidade de uma atenção especial por parte das políticas educacionais para que elas não estejam voltadas aos interesses econômicos posto que esses são as principais causas e consequências da precarização do trabalho docente na educação básica.

References

ADORNO, THEODOR. Educação e Emancipação. 4ª Edição. Editora Paz & Terra. São Paulo, 2006.

___________________, O Poder Educativo Do Pensamento Crítico. 4 ª Edição. Editora Vozes. Rio de Janeiro 2008.

BRASIL, Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil: texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988, com as alterações determinadas pelas Emendas Constitucionais de Revisão nos 1 a 6/94, pelas Emendas Constitucionais nos 1/92 a 96/2017 e pelo Decreto Legislativo no 186/2008. – Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2017.

GRAMSCI, ANTONIO. Os Intelectuais e a Organização da Cultura. 4ª Edição, editora Civilização Brasileira, Rio de Janeiro, 1982.

LOPES, Samuel Nobre. Stress e Qualidade de vida no trabalho: um estudo com bombeiros civis. Projeto de Pesquisa apresentado na Universidade de Fortaleza. Fortaleza: UNIFOR, 2015.

MACHADO, Lucília R. S. Mudanças tecnológicas e a educação da classe trabalhadora. In: CBE – Conferência Brasileira de Educação. Trabalho e educação. Campinas: Papirus, 1992. p. 9-23.

MARX, Karl. O capital: crítica da economia política. Tradução de Régis Barbosa e Flávio R. Kothe. 3. ed. São Paulo: Nova Cultural, 1988.v.1.t.2.

MARX, Karl. Manuscritos econômico-filosóficos. Lisboa: Edições 70, 1989.

MÉSZÁROS, ISTVÁN. A Educação Para Além do Capital. 2ª edição, Boitempo editora, São Paulo, 2008.

OLIVEIRA, Dalila Andrade. A Reestruturação do Trabalho Docente: precarização e flexibilização. Educação e Sociedade, Campinas - SP, v. 25, n.89, p. 1127-1144, 2004.

ORSO, P. J.; FERNANDES, H. C. O trabalho e a proletarização docente. In: Paulino José Orso, Vilmar Malacarne, Ivan Gomes, Adrian Alvarez Estrada, João Carlos da Silva, Marco Antonio Batista Carvalho. (Org.). Educação e sociedade: uma relação desafiadora. Cascavel-Pr: Edunioeste, 2011, v. 1, p. 25-41.

ORSO, Paulino José. Por uma educação para além do capital e por uma educação para além da escola. In: ORSO, Paulino José; GONÇALVES Sebastião Rodrigues; MATTOS, Valci Maria (Orgs.). Educação, Estado e Contradições Sociais. 1 ed. – São Paulo: Outras Expressões, 2011, v. 1, p. 225-246.

ROSSI, WAGNER. Capitalismo e Educação: contribuição ao estudo crítico da economia da educação capitalista, 2ª edição, Editora Moraes, São Paulo, 1986.

SAVIANI, D. O choque teórico da politecnia. Trabalho, Educação e Saúde, v. 1, p. 131-152, 2003.

___________. O trabalho como princípio educativo frente às novas tecnologias. In: FERRETTI, Celso J; ZIBAS, Dagmar M.L.; MADEIRA, Felicias R.; FRANCO, Maria Laura P. B. (Orgs). Novas tecnologias, trabalho e educação: um debate multidisciplinar. Petrópolis: Vozes, 1994. p. 151-168.

Published

2019-10-14

How to Cite

Azevedo, A. P. L., Lopes, S. N., & Lopes, F. M. N. (2019). Precarização do trabalho docente na educação básica: causas e consequências/ Preaching of teaching work in basic education: causes and consequences. Brazilian Journal of Development, 5(10), 19413–19428. https://doi.org/10.34117/bjdv5n10-167

Issue

Section

Original Papers