O Sistema de Gerência de Pavimentos aliado ao Sistema de Informações Geográficas: estudo de caso no bairro Nova Suíssa em Belo Horizonte – MG / The Pavement Management System combined with the Geographic Information System: a case study in the Nova Suíssa neighborhood in Belo Horizonte – MG

Carolina Moreira de Lima, Priscila de Souza Maciel, Carolina de Melo Nunes Lopes, Rafael Augusto Queiroz Silva Bento, Marcelo Tuler de Oliveira

Abstract


Este trabalho avaliou e implementou, em um sistema georreferenciado, as condições estruturais e funcionais do pavimento do bairro Nova Suíssa, um dos principais bairros da Região Oeste de Belo Horizonte - MG. Os parâmetros foram verificados segundo a plataforma de Sistema de Gerência de Pavimentos (SGP), criada e utilizada pela Superintendência de Desenvolvimento da Capital (SUDECAP), e foram visualizados em um software de Sistema de Informações Geográficas (SIG). Para isso, realizou-se um levantamento da condição da superfície do pavimento em campo, em um total de 317 subtrechos. O processo foi dividido em quatro etapas: (i) divisão do bairro em trechos homogêneos; (ii) análise da condição do pavimento; (iii) preenchimento do formulário padrão com as patologias encontradas e as características da via (tráfego, geometria e sistema de drenagem); (iv) fotografia do local. Os dados coletados foram processados na plataforma de SGP da SUDECAP, em que se obteve o respectivo Índice da Condição do Pavimento (ICP) de cada subtrecho. Os índices obtidos foram inseridos em um mapa georrefenciado, o que permitiu a visualização espacial dos dados. Além disso, podem ser inseridos diversos filtros para análise da condição dos trechos, o que possibilita o emprego otimizado dos recursos disponíveis para as intervenções, com base em informações criteriosas e confiáveis.


Keywords


Sistema de Gerência de Pavimentos, Sistema de Informações Geográficas, ICP.

References


ARCHELA, R. S.; THÉRY, H. (2008). Orientação metodológica para construção e leitura de mapas temáticos. Confins, 3. DOI: 10.4000/confins.3483

BATISTA, E. O. (2004). Sistemas de Informação: o uso consciente da tecnologia para o gerenciamento. São Paulo: Saraiva, 2004.

BERNUCCI, L. L. B.; MOTTA, L. M. G.; CERATTI, J. A. P.; SOARES, J. B. (2008). Pavimentação Asfáltica: formação básica para engenheiros. 3ª edição. Rio de Janeiro. Petrobrás. Abeda, 2008.

CÂMARA, G.; CASANOVA, M. A.; HEMERLY, A. S. (1996). Anatomia de sistemas de informação geográfica. Artigo conjunto da INPE, IBM, Telebrás e Unicamp. 1996.

CÂMARA, G.; DAVIS, C.; MONTEIRO, A. M. V. (2001). Introdução à Ciência da Geoinformação. Ministério da Ciência e Tecnologia. Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE. São José dos Campos, 2001.

DNIT (2003). Levantamento para a avaliação da condição de superfície de subtrecho homogêneo de rodovias de pavimentos flexíveis e semi-rígidos para a gerência de pavimentos e estudos e projetos (DNIT – 007/2003 – PRO).

FALEIROS, L. M (2005). Estradas: pavimento. Franca/SP, USP – Curso de Engenharia Civil, Notas de aula, jul. 2005, 39p.

FERNANDES JR., J. L. (2001). Sistemas de Gerência de Pavimentos para Cidades de Médio Porte. Tese de Livre Docência – Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2001, 109p.

FERNANDES JR., J. L.; ODA, S.; ZERBINI, L. F. (2006). Defeitos e atividades de manutenção e reabilitação em pavimentos asfálticos. 101 f. Gráfica da Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Paulo.

HAAS, R.; HUDSON, R. W.; ZANIEWSK, J. (1994). Modern Pavement Management. Malabar, Flórida: Editora Krieger Publishing Company, 1994.

HUDSON, W. R.; HAAS, R.; PERDIGO, R. D. (1979). Pavement Management System Development. National Cooperative Highway Research Program, Report 215, Transportation Research Board, 1979.

PÁEZ, E. M. A. (2015). Índice de condição do pavimento (ICP) para aplicação em sistemas de gerência de pavimentos urbanos. Dissertação (mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes. Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, 2015.

PÁEZ, E. M. A.; LOPES, S. B.; FERNANDES JR., J. L. (2015). Índice de Condição do Pavimento para Aplicação em Sistemas de Gerência de Pavimentos Urbanos. Anais do XXIX Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes (ANPET), (pp. 101-112). Ouro Preto, MG, Brasil.

PBH (2010). Bairros de BH 300dpi com quadras. Disponível em http://www.pbh.gov.br/smpl/HTA_M007.pdf. Acesso em: 28 out. 2019.

SHAHIN, M. Y. (1994). Pavement Management for Airports, Roadsand Parking Lots. Editora Chapman & Hall, New York, NY.

SHERMAN, G. E., SUTTON T., BLAZEK R., LUTHMAN L. 2005. Quantum GIS User Guide. Version 1.8.0. Software.

SONCIM, S. P.; FERNANDES JR., J. L. (2015). Modelo de previsão do índice de condição dos pavimentos flexíveis. J. Transp. Lit., Manaus , v. 9, n. 3, p. 25-29, Sept. 2015.

SUDECAP (2016). Manual viária: manual prático Superintendência de Desenvolvimento da Capital; coordenação Maurício Cangussú Magalhães. - Belo Horizonte: SUDECAP, 2016. vol.1 (Pavimentos flexíveis). 105p.

SUDECAP (2003). Procedimento Padrão para Contratação e Elaboração de projetos de Infraestrutura. Belo Horizonte: Gerência de Normas e Padrões da SMEU. 2003. 115 p.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n10-247

Refbacks

  • There are currently no refbacks.