Cosmos-vida-consciência, II / Cosmos-life-consciousness, II

Elcio Fabio Soares Pereira

Abstract


Neste trabalho foram discutidos inicialmente alguns argumentos que, na opinião do autor, reforçam o modelo proposto. Estes mostram o caráter evolutivo da Teoria de Darwin com o aparecimento da flecha do tempo e da irreversibilidade. Comenta outros resultados obtidos por Prigogine em seus estudos de sistemas instáveis longe do equilíbrio e sobre correlações de partículas. Apresenta em seguida alguns comentários concernentes às ressonâncias de Poincaré, ondas eletromagnéticas e neurônios. Culmina mostrando parecer existir uma similaridade entre as ondas eletromagnéticas e neurônios e entre sinapses e ressonâncias de Poincaré. Nas Considerações Finais mostra que, existindo esta similaridade e sendo satisfeitas algumas outras suposições, talvez seja possível chegar-se ao elo pretendido (consciência) entre o ser humano e o universo.


Keywords


cosmos, vida, consciência.

References


Elcio Fabio Soares Pereira, Juan Canellas Bosch Neto e outros. “cosmos-Vida-Consciência”. Brazilian Journal of Development, v.7, n.4, p.57722-57728.

Prigogine, Ilya.”O Fim das Certezas:tempo, caos e as leis da natureza.Tradução de Roberto Leal Ferreira.São Paulo:Editora UNESP,2011.

Prigogine, Ilya. “As leis do caos”.Tradução de Roberto Leal Ferreira.São Paulo: Editora UNESP, 2002.

Churchland, Paul M.”Matéria e Consciência”. Tradução de Maria Clara Cescato. Fundação Editora da UNESP (FEU), 2004.

Damásio, Antonio. “O mistério da consciência: do corpo e das emoções ao conhecimento de si”. Tradução de Laura Teixeira Motta; revisão técnica de Luiz Henrique Martins Castro.São Paulo:Companhia das Letra, 2015.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n10-318

Refbacks

  • There are currently no refbacks.