Kahoot: o uso de tecnologia digital para a aprendizagem de biologia celular no Ifma-Campus Barrerinhas / Kahoot: the use of digital technology to learn cell biology in Ifma-Campus Barrerinhas

Ariel Soares Teles, Luiz Roberto Costa, Bruno Nunes Costa, Breno Nunes Costa, Jocelino Sardinha Ferreira, Maria Clara Rodrigues Pereira, Maria Zuleide da Silva de Carvalho, Daniele Ferreira Vale

Abstract


Os novos instrumentos tecnológicos são importantes para o ambiente educacional da atualidade, tendo em vista que o surgimento da tecnologia e o aumento do uso dos dispositivos móveis (smartphone, notebook, tablete) torna-se necessária uma mudança no processo de ensino e aprendizagem com a inclusão da tecnologia em sala de aula. O presente artigo tem como objetivo principal ratificar se o aplicativo Kahoot pode contribuir para a aprendizagem dos conteúdos da cadeira de Biologia Celular no Ensino Superior. As novas tecnologias da informação e comunicação na prática pedagógica pode ser utilizadas como recurso pelo professor de forma a contribuir efetivamente no processo de aprendizagem, porquanto, os recursos tecnológicos auxiliam no processo de ensino e aprendizagem. Os materiais usados nesta pesquisa foram: Kahoot, folhas A4, impressora, celulares e notebook dos alunos e os procedimentos foram: aplicação do quiz virtual, dois questionários, sendo um com questões sobre Biologia Celular e outro sobre a usabilidade do aplicativo supracitado. A maioria dos alunos acertaram as questões envolvendo Citoplasma celular, e afirmaram que o aplicativo Kahoot contribuiu para o processo de aprendizagem sobre o referido conteúdo na disciplina supracitada. Isso comprova que o aplicativo em questão pode auxiliar no processo de aprendizagem dos educandos, vez que se trona um instrumento alternativo para a metodologia dos professores.

  

Keywords


Aprendizagem; Biologia Celular; Ensino Superior; Kahoot; Tecnologias.

References


GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação de Aprendizagem: estudos e proposições. São Paulo: Cortez, 1995.

MARÇAL, E.; ANDRADE, R.; RIOS, R. Aprendizagem utilizando dispositivos móveis com sistemas de realidade virtual. Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v.3, n. 1, maio 2005. Disponível em: < http://lumenagencia.com.br/dcr/arquivos/a51_realidadevirtual_revisado.pdf>. Acesso em: 25/05/2018.

PIAGET, J. A psicologia da criança. Ed. Rio de Janeiro. Bertrand Brasil, 1998.

PORTO, T. M. E. As tecnologias de comunicação e informação nas escolas: relações possíveis relações construídas. São Paulo: Saraiva, 2006.

SANTOS, Maria de Fátima Ribeiro dos. Metodologia da Pesquisa em Educação . São Luis: UEMANET, 2010. 67 p.

SANTOS, Ovídia Kaliandra Costa; BELMINO, JFB. Recursos didáticos: uma melhoria na qualidade da aprendizagem. 2016.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv5n10-173

Refbacks

  • There are currently no refbacks.