Kahoot: o uso de tecnologia digital para a aprendizagem de biologia celular no Ifma-Campus Barrerinhas / Kahoot: the use of digital technology to learn cell biology in Ifma-Campus Barrerinhas

Authors

  • Ariel Soares Teles
  • Luiz Roberto Costa
  • Bruno Nunes Costa
  • Breno Nunes Costa
  • Jocelino Sardinha Ferreira
  • Maria Clara Rodrigues Pereira
  • Maria Zuleide da Silva de Carvalho
  • Daniele Ferreira Vale

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n10-173

Keywords:

Aprendizagem, Biologia Celular, Ensino Superior, Kahoot, Tecnologias.

Abstract

Os novos instrumentos tecnológicos são importantes para o ambiente educacional da atualidade, tendo em vista que o surgimento da tecnologia e o aumento do uso dos dispositivos móveis (smartphone, notebook, tablete) torna-se necessária uma mudança no processo de ensino e aprendizagem com a inclusão da tecnologia em sala de aula. O presente artigo tem como objetivo principal ratificar se o aplicativo Kahoot pode contribuir para a aprendizagem dos conteúdos da cadeira de Biologia Celular no Ensino Superior. As novas tecnologias da informação e comunicação na prática pedagógica pode ser utilizadas como recurso pelo professor de forma a contribuir efetivamente no processo de aprendizagem, porquanto, os recursos tecnológicos auxiliam no processo de ensino e aprendizagem. Os materiais usados nesta pesquisa foram: Kahoot, folhas A4, impressora, celulares e notebook dos alunos e os procedimentos foram: aplicação do quiz virtual, dois questionários, sendo um com questões sobre Biologia Celular e outro sobre a usabilidade do aplicativo supracitado. A maioria dos alunos acertaram as questões envolvendo Citoplasma celular, e afirmaram que o aplicativo Kahoot contribuiu para o processo de aprendizagem sobre o referido conteúdo na disciplina supracitada. Isso comprova que o aplicativo em questão pode auxiliar no processo de aprendizagem dos educandos, vez que se trona um instrumento alternativo para a metodologia dos professores.

  

References

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação de Aprendizagem: estudos e proposições. São Paulo: Cortez, 1995.

MARÇAL, E.; ANDRADE, R.; RIOS, R. Aprendizagem utilizando dispositivos móveis com sistemas de realidade virtual. Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v.3, n. 1, maio 2005. Disponível em: < http://lumenagencia.com.br/dcr/arquivos/a51_realidadevirtual_revisado.pdf>. Acesso em: 25/05/2018.

PIAGET, J. A psicologia da criança. Ed. Rio de Janeiro. Bertrand Brasil, 1998.

PORTO, T. M. E. As tecnologias de comunicação e informação nas escolas: relações possíveis relações construídas. São Paulo: Saraiva, 2006.

SANTOS, Maria de Fátima Ribeiro dos. Metodologia da Pesquisa em Educação . São Luis: UEMANET, 2010. 67 p.

SANTOS, Ovídia Kaliandra Costa; BELMINO, JFB. Recursos didáticos: uma melhoria na qualidade da aprendizagem. 2016.

Published

2019-10-14

How to Cite

Teles, A. S., Costa, L. R., Costa, B. N., Costa, B. N., Ferreira, J. S., Pereira, M. C. R., Carvalho, M. Z. da S. de, & Vale, D. F. (2019). Kahoot: o uso de tecnologia digital para a aprendizagem de biologia celular no Ifma-Campus Barrerinhas / Kahoot: the use of digital technology to learn cell biology in Ifma-Campus Barrerinhas. Brazilian Journal of Development, 5(10), 19518–19537. https://doi.org/10.34117/bjdv5n10-173

Issue

Section

Original Papers