Viabilidade econômica de frangos de crescimento lento criados em diferentes sistemas de produção na região de Carajás-PA/ Economic feasibility of slow growing chickens created in different production systems in the Carajás-PA region

Joao Paulo Borges de Loureiro, Maria do Socorro Vieira dos Santos, Fernando Barbosa Tavares

Abstract


O objetivo do presente trabalho foi identificar a viabilidade econômica da produção de diferentes linhagens de frangos de crescimento lento, criados em diversos sistemas de produção. Foram realizados três experimentos de campo, com duração de 90 dias, envolvendo as linhagens Caipira Francês Pedrês, Caipira Francês Barré, Caipira Francês Exótico e Caipira Francês Vermelho, utilizando os sistemas de produção intensivo, semi-intensivo e o extensivo. Para determinar o melhor sistema e a linhagem mais adequada a região de Carajás, foram utilizados os indicadores de viabilidade econômica Valor Presente Líquido (VPL), índice benefício custo (IBC), Taxa Interna de Retorno (TIR),  Payback (PB) e o Ponto de Equilíbrio (PE), calculados com diferentes taxas de descontos, referentes às linhas de crédito que os produtores da região  tem acesso. Constatou-se que o sistema intensivo foi o mais viável economicamente, pois as linhagens estudadas apresentaram resultados positivos em todos os indicadores econômicos. A linhagem Caipira Francês Barré revelou melhor adaptabilidade ao sistema intensivo, a Caipira Francês Pedrês ao semi-intensivo, enquanto a Caipira Francês Vermelho no extensivo. Nas condições atuais, o sistema extensivo de produção mostra-se inviável economicamente, pois a estrutura da cadeia produtiva desfavorece a margem de comercialização do produtor.


Keywords


Frango de crescimento lento, viabilidade econômica, cadeia produtiva

References


FIGUEIREDO, A. M, et. al. Integração na criação de frangos de corte na microrregião de Viçosa – MG: viabilidade econômica e análise de risco. Revista de economia e sociologia rural, Rio de Janeiro, vol. 44, nº 04, p. 713-730, 2006.

FIGUEIREDO, R. M. DVA: guia prático para evitar DVA. Doenças veiculadas por alimentos e recomendações para manipulação segura dos alimentos. v. 2.São Paulo: Vida & Consciência, 2001

GONÇALVES, Armando. Engenharia econômica e finanças. São Paulo, Campus, 2009.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo Demográfico 2010. Brasília, 2010.

MENDES, J. T. G. Economia: Fundamentos e Aplicações. São Paulo: Prentice Hall, 2004. 309p.

MIGLIAVACCA, S.N. Avaliação econômica da criação de frango de corte em

sistema de integração na região de Tabatinga – DF. Planaltina, DF: UPIS, 2010. 22f. Trabalho de conclusão de curso de Agronomia - União Pioneira De. Integração Social, 2010.

SANTANA, Antônio Cordeiro de. Elementos de economia, agronegócio e desenvolvimento local. Belém, GTZ;TUD;UFRA,2005.

SANTOS, M.S.V dos Santos, et. al. Análise econômica da produção de poedeiras comerciais submetidas às dietas suplementadas com diferentes óleos vegetais. São Paulo. Vol 41, n° 7, p 54-59,2011.

VALLE, J.C.V. O mercado para frango orgânico. Agroecologia hoje, ano III, n. 18, p. 25, Janeiro/Fevereiro 2003




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv5n10-175

Refbacks

  • There are currently no refbacks.